
24 set Fazendo as contas: Cada vez mais com cara de meio de tabela
Após a derrota para o São Paulo, o Cruzeiro encerrou a vigéssima sexta rodada com 8 pontos de vantagem para o Sport, primeiro time da zona de rebaixamento, e 9 pontos de desvantagem para o Vasco, último time dentro do G-4 do Brasileirão.
Faltando 12 rodadas para o fim do Brasileirão, esta situação mostra que o Cruzeiro só conseguiria sair da zona morta da competição (lembrando que a Sul-Americana em 2013 será preenchida por eliminados da Copa do Brasil) nas próximas três rodadas se emendar três vitórias seguidas ou então três derrotas. Mesmo assim, só com uma combinação de resultados absurda 9 pontos seriam suficientes para deixar todos os que estão à frente até o Vasco para trás ou então para que 0 pontos sejam suficientes para que todos que vem atrás até o Sport possam deixar a Raposa para trás neste período.
Em linhas gerais, portanto, o Cruzeiro começa a caminhar para um fim de temporada sem grandes objetivos e a não ser que tenha um aproveitamento absurdamente positivo ou negativo até o final da competição, não deverá sair do bloco intermediário.
Pensar em sacramentar a permanência na Série A tem sido o pensamento de muitos torcedores, mas aqui no Guerreiro dos Gramados seguiremos calculando pela Libertadores enquanto ela for matematicamente possível, porém reconhecendo que hoje a mesma encontra-se improvável, embora uma briga por rebaixamento, ao menos por enquanto, também esteja distante do horizonte.
Meta: 64 pontos (anteriormente era de 67 pontos, o que praticamente assegurava a classificação, mas devido a dificuldade de alcançar esta pontuação, remanejamos a meta para um índice que, se atingido, deve ser suficiente para a Libertadores [superior a 50%], porém dependente dos resultados dos rivais)
Aproveitamento necessário: 80,5%
Resultados almejados: 9 vitórias, 2 empates e 1 derrota
Chances de título atingindo esta meta: Menor que 0,01%
Chances de Libertadores atingindo esta meta: 61%
Chances de Sul-Americana atingindo esta meta: Classificação para a competição se dará via Copa do Brasil.
Chances de rebaixamento atingindo esta meta: 0%
Chances de título do Cruzeiro: Mantiveram-se menores que 0,01%
Chances de Libertadores do Cruzeiro: Caíram de 0,7% para 0,2%
Chances de rebaixamento do Cruzeiro: Subiram de 0,6% para 1,4%
Tabela Restante
Internacional (C) – 3 pontos
Grêmio (F) – 1 pontos
Portuguesa (C) – 3 pontos
Flamengo (F) – 3 pontos
Corinthians (C) – 3 pontos
Palmeiras (F) – 3 pontos
Ponte Preta (F) – 3 pontos
Santos (C) – 3 pontos
Bahia (C) – 3 pontos
Fluminense (F) – 0 pontos
Coritiba (C) – 3 pontos
Atlético-MG (F) – 1 ponto
Nesta segunda, 21hs AO VIVO, o programa Guerreiros em Debate repercute tudo que rolou no jogo deste domingo.