
21 out Fabrício x Adílson, quem tem razão?
Desde ontem, as entrevistas de Fabrício e Adílson Batista são assunto de 90% das rodinhas de conversa entre torcedores cruzeirenses. As opiniões são opostas, mas eu sei o que eu quero para 2010.
Quem é a favor do técnico chama os contrários de “corneteiros”, dando os “parabéns” pelos xingamentos e vaias, e lamentando a saída do treinador que recolocou o Cruzeiro em destaque.
Por outro lado, os contrários ao comandante chamam os torcedores que o apoiam de “acostumados com a mediocridade”, reclamam da “atleticanização da torcida” que estaria torcendo apenas por torcer, e que só levantamos Campeonato Mineiro.
Acima, duas verdades: Adílson recolocou o Cruzeiro em destaque mas só venceu o rural. Mas as coisas não são simples assim.
Nosso treinador é xingado pela torcida desde o dia em que foi contratado, é criticado pela dispensa e contratação de jogadores, é vaiado por seus esquemas táticos e escalações mirabolantes…TRÊS OUTRAS VERDADES.
Mas eu pergunto: de 2008 para cá, comparando com 2004 a 2007, o Cruzeiro está andando para trás ou para a frente?
Ora, apenas um CEGO teria a coragem de dizer que o Cruzeiro está piorando. O CRUZEIRO ESTÁ MELHORANDO. É devagar, está sofrido, ainda estamos sem comemorar títulos de expressão (e a torcida está sedenta para fazer isto)…MAS ESTAMOS EVOLUINDO. ISTO É FATO!!!
Duvido que PC Gusmão, Leão, Marco Aurélio, Levir Culpi, Oswaldo Oliveira ou Paulo Autuori (técnicos após a saída de Luxemburgo em 2004) fariam melhor comandando o Cruzeiro desde o ano passado. O único que poderia fazer algo parecido é Dorival Júnior, que salvou o time em 2007.
Antes que joguem pedras…EU NÃO ESTOU DEFENDENDO A PERMANÊNCIA DE ADÍLSON BATISTA. Estou defendendo para 2010 A CONTINUIDADE DO CRESCIMENTO DO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, RUMO ÀS GLÓRIAS QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A COMEMORAR.
Se esta continuidade vai ser com Adílson, só saberei no final do ano, mas eu acho muito difícil contratar alguém melhor que ele, por falta de opções no mercado (meus favoritos seriam Muricy Ramalho, Mano Menezes, Abel Braga, Dorival Júnior e, talvez, Luxemburgo).
Apostar por apostar – acho que agora não escaparei das pedras – prefiro colocar minhas fichas em um Adílson mais experiente em 2010 do que recomeçar tudo do zero com Geninho, Ney Franco, Cuca, Tite, os nomes citados acima e outros meia-boca que de vez em quando são especulados…