Estacionado no tempo. Este é o Cruzeiro hoje!



Durante a semana encaminhei uma coluna para ser publicada aqui no Guerreiro dos Gramados. E achamos melhor não publica-la ou então fazer algumas alterações
, pois o tom da coluna realmente não era dos melhores , em se tratando da situação em que se encontrava o time a coluna poderia influenciar ou desmotivar quem a lesse.

Digo isso porque sinceramente estava um pouco descrente com o time e confesso que não esperava que fosse se salvar, independente do placar. Veio o jogo de domingo e com ele uma surpresa excelente. O que o time não jogou o ano todo, jogou contra o Atlético-MG. Naquele jogo de domingo vi o Cruzeiro ser CRUZEIRO,  não deu chance, foi preciso e frio exatamente como a raposa o é.

O placar de 6 a 1, nem o mais otimista dos torcedores esperava, foi absurdo, fiquei perplexo. Mas enfim, como disse Roger, marqueteiro que é, mas que não deixa de ter inteira razão, esse jogo não apaga o que foi nosso ano. E diante deste pronunciamento de Roger, falarei a respeito utilizando um trecho da coluna que não foi publicada.

A minha certeza é de que se existe um culpado para toda essa situação, essa culpa é 100% da diretoria do Cruzeiro. De quem manda (?) lá dentro. Isento a comissão e o time e explico por que.

Foi a diretoria que disse ao final do Campeonato Mineiro que o time não precisava ser reforçado. Foi a diretoria que repassou Henrique ao Santos porque concordou com uma cláusula ridícula de contrato. Foi a diretoria que vendeu Dudu, dizendo para todos os meios de imprensa que ele era o novo Jóbson do Futebol Brasileiro. Foi a diretoria que vendeu  Thiago Ribeiro com medo de perder dois milhões de dólares, mas que pagou pouco mais de 1 milhão da mesma moeda para manter Brandão no time. Foi a diretoria que vendeu  Gil, que não queria sair, para fazer caixa. Foi a diretoria que vendeu 20% de Montillo a um “investidor” para manter salário em dia. E por fim, foi a diretoria que contratou esse pacotão com Ortigoza, A. Ramon, K9, Bobô e Cribari!

É por isso meus amigos, que culpo apenas a diretoria. A desmotivação de alguns jogadores é reflexo do que é feito lá dentro. Os erros da diretoria refletiram no time e isso é fato notório.

As palavras do atual presidente José de Oliveira Costa (Zezé Perrella), refletem bem o grau de vontade da diretoria: “Eu dou Graças a Deus que no dia 31 de Dezembro, eu saio”. Ou seja, dane-se torcedor, dane-se clube e viva ele! Ele que deixou o clube para ser administrado por Dimas Fonseca, que ferrou com a categoria de base do clube há uns dois anos atrás e está fazendo o mesmo com o time profissional.

E ontem mais uma vez fomos surpreendidos com o nosso intrépido ex-presidente. Ele aconselhou Gilvan a vender Montillo para fazer caixa, pois o clube não tem dinheiro.

Vamos voltar à velha temática. Hoje, no futebol atual, vender jogador, não resolve problema. Se resolvesse, Neymar, Ganso, Oscar, Lucas, já teriam sido vendidos.

Segundo Zezé, vender jogadores, para um clube como o Cruzeiro, é a saída para montar grandes times e foi isso que ele fez nos últimos 17 anos e conquistou títulos. Diante disso digo que: O senhor Zezé Perrella, definitivamente parou no tempo.

Ele é um empresário bem sucedido e eu um reles recém-formado no curso de comunicação social. Mas creio que não é preciso ser entendido do assunto para saber que hoje, o mercado seja ele em todos os seus setores é dinâmico. Velhas práticas muitas das vezes não são a solução para as empresas, o que exige proatividade, visão e principalmente criatividade para saber driblar as adversidades. É isso que o mercado exige dos empresários e das empresas.

O Cruzeiro está num estado (MG) que é o terceiro PIB do país. E não usa essa qualidade para crescer. Na última semana, saiu um ranking dos times mais valiosos em questão de marca. O Cruzeiro na figura nem entre os 15. Lá em cima estão Internacional, Santos, Grêmio, Corinthians, São Paulo… o que o Cruzeiro deve para esses times?

Deve ousadia de sua diretoria. Deve trabalho de seu departamento de marketing.

Insisto nesta tecla. Distribuir camisa para torcedor no Facebook não é ação de marketing, é fidelização. O Cruzeiro tem jogadores que são ídolos como Fabricio, Fábio e Montillo. Nada é feito para atrair a torcida usando estes jogadores, não se vê uma ação realmente efetiva em relação a isso.

Segundo ZZP se vende para contratar e montar bons times, mas o que vemos de uns anos, é que nenhum time realmente relevante foi montado. Ano passado fomos vice de um dos campeonatos mais fáceis de todos os tempos e somado a isso, ao conjunto que o nosso time tinha. Não tinha estrelas, é verdade, só tinha Montillo que desequilibrava, mas chegou. Chegou pela força do conjunto e não porque o time era realmente sensacional.

Hoje, tudo gira em torno do marketing. Tudo gira em torno da exposição, por menor que ela seja. Marca que aparece é marca que cresce e o Cruzeiro está se escondendo do mundo agindo dessa forma.

No Corinthians por exemplo, o pedaço de grama de onde saiu o gol de Adriano, foi leiloado para os torcedores. O que isso gera? Gera DINHEIRO, o que exatamente o Sr. Zezé Perrella respirou e ainda respira diariamente.

Enquanto o Cruzeiro for um cabide de emprego onde, agregados, e amigos estiverem “trabalhando”, infelizmente não veremos a marca “Cruzeiro” entre as maiores.

Enfim, espero que nosso presidente Gilvan de Pinho Tavares, cumpra sua promessa de campanha de manter Montillo, renovar com Fabricio e montar um time que se não for brilhante, que pelo menos brigue dentro de campo, para não passarmos o que passamos esse ano.

Espero que o Sr. Gilvan monte uma boa equipe, e passe a vassoura no “lixo” que anda escondido embaixo dos tapetes do clube.

Sr. Gilvan, faça o Cruzeiro caminhar e ser GIGANTE, porque grande, já é!

É isso ae!