
10 maio Está na hora de dar um BASTA
BASTA de jogadores medíocres. BASTA de treinador incompetente. BASTA de dirigentes preguiçosos. PAREM DE ACABAR COM NOSSO TIME.
Vágner “Mancada” foi o único culpado pelo desastre de ontem?
Não foi ele quem errou um passe besta no meio de campo e deu um contra-ataque de bandeja para o adversário, no primeiro gol (foi Alex Silva). Não foi ele quem simulou pênalti e foi expulso (foi Roger). Não foi ele quem deixou de fazer uma falta para matar outro contra-ataque e ainda voltou andando, no segundo gol (de novo, foi Alex Silva).
Mas foi ele, o “Mancada”, que em oito meses (veja bem, OITO MESES) não conseguiu dar padrão de jogo para o time, mesmo tendo vários períodos para treinamento, incluindo um mês de pré-temporada (maior tempo entre os times grandes do Brasil). Este técnico não teve competência nem para fazer os jogadores treinarem fundamentos básicos – passe, posicionamento, cruzamentos, entre outros.
E este “mau treinamento” – para não dizer “total falta de treinamento” – é o maior responsável para este técnico ficar tanto tempo insistindo com situações que, todo mundo sabe, não dá certo (Diego Renan nas laterais, Éverton improvisado, Roger que só joga quando quer, os dois cones chamados Anselmo Ramon e Wellington Paulista jogando juntos).
O problema, entretanto, não está apenas no treinador. Que ele é ruim, todo mundo já sabia desde quando foi contratado. O único mérito dele foi salvar o Cruzeiro do rebaixamento, pois, como ele mesmo disse na entrevista, “o clube foi deixado em minhas mãos e de minha equipe no momento mais delicado de sua história”.
Os jogadores também são responsáveis. Além dos acima citados, tem Léo, um dos zagueiros mais estabanados que já vi. Até Victorino, depois que voltou da lesão do ano passado, não jogou mais nada. Leandro Guerreiro ainda tentou, mas já está sentindo o peso da idade. Marcelo Oliveira, como diria um grande amigo meu, “faz uma jogada de Pelé e outra de Macalé”, acerta o início do lance e entrega a bola fácil para o adversário.
Tem ainda a tropa de “reforços” que só gasta dinheiro do clube. Cribari, Mateus e Thiago Carvalho, zagueiros que ninguém sabe como vieram parar aqui. Aquele lateral direito Marcos, jogador de time pequeno. Na esquerda, Gílson fica no banco enquanto o titular é um volante improvisado. Arias foi chamado de “grande contratação” e não fica nem no banco, Amaral e Rudnei também só fazem número.
No ataque, tem outra verdadeira barca de medíocres. Fábio Lopes? Pode voltar para o Japão, de onde não deveria ter vindo. Bobô? Vai no mesmo avião e despenca lá na Turquia, de onde saiu. Wallyson perde todos os lances e só sabe reclamar de juiz. E Walter, um barril de tão redondo, ainda teve a cara de pau de “pedir paciência para a torcida e falar que o foco é o Brasileirão”.
Entretanto, acima do treinador e dos jogadores, o maior responsável é o presidente do Cruzeiro, senhor Gilvan de Pinho Tavares. Primeiro, e apenas para ficar no “lugar comum”, é ele o mandatário do clube, é quem manda vender, emprestar e contratar, é quem paga salários, é quem gerencia o time.
Por outro lado, não sei se vocês perceberam ontem nas entrevistas, mas além de Vágner Mancini dizer que “o clube foi deixado em suas mãos” o nosso sonolento, preguiçoso e acomodado presidente chegou a dizer alguma coisa parecida com isto aqui: “que não estava acompanhando o Cruzeiro direito, e só começou ficar mais presente após a eleição e o Perrella ficar em Brasília”.
Esperem aí um instante. O Gilvan era vice-presidente do Cruzeiro e não acompanhava o time? Não sabia o que estava acontecendo? QUE HISTÓRIA MAL CONTADA É ESTA?
Com tanta coisa errada, tanta lama e tanta incompetência juntas a torcida está mais do que certa em reclamar e protestar contra todos os que estão no Cruzeiro hoje. SEM VIOLÊNCIA, É CLARO, mas compreendo e dou apoio a toda e qualquer manifestação. Xingamentos de torcedores, vaias e “olé” durante o jogo, até mesmo jogar pipoca nos jogadores, para mim tudo isto é válido.
TORCEDOR DO CRUZEIRO É EXIGENTE SIM. NÓS COBRAMOS PORQUE SOMOS ACOSTUMADOS A TÍTULOS E CONQUISTAS. Esta diretoria, este técnico e estes jogadores estão BRINCANDO de jogar futebol. BRINCANDO com o nosso Cruzeiro.
E AQUI É COISA SÉRIA. Vocês são PAGOS, E BEM PAGOS, para fazer uma coisa – TRABALHAR DIREITO. E se não fizerem suas funções corretamente, TEM QUE IR PARA O OLHO DA RUA. Dirigentes, treinador e jogadores, todos vocês, sem exceção, estão desrespeitando o nome do Cruzeiro Esporte Clube. O nosso time merece respeito. Esta camisa merece respeito. Esta torcida merece respeito.
O nosso presidente já disse que “está conversando com mais de um treinador”, que pode “definir o nome até a próxima segunda feira” e que “já sabe o perfil, mas não quer falar”. Ontem já saiu uma história de que Levir Culpi pediu R$ 600 mil para treinar o Cruzeiro, e duvido que vão pagar isto para ele. Então, técnicos como Muricy Ramalho (meu favorito) e Abel Braga (outro bom nome) não devem vir.
Não vou ficar em cima do muro. Dos técnicos que sobraram por aí, empregados ou não, só tem um nome com perfil do Cruzeiro, que respeita o clube e faz o time, dentro e fora de campo, ser respeitado e temido pelos adversários. O nome é Adilson Batista. Quem quiser discordar, esteja à vontade, porque não sou dono da verdade.
Mas discordem apresentando nomes de treinadores que prestem. Nada de falar em técnicos como Gílson Kleina, Renato Gaúcho e Celso Roth, por favor…