30 set E o que é que rolou: 26ª rodada – Golzinho do Flu no fim atrapalha aproximação cruzeirense
Salve nação celeste! A 26ª rodada tinha como obrigação ser a rodada da reabilitação do Cruzeiro antes de qualquer outra coisa.
A derrota para o Santos na rodada anterior foi apagada com uma bela vitória sobre o Atlético-GO e como bonificação o time celeste aproximou-se da 2ª colocação.
O empate entre Botafogo e Corinthians só não foi melhor do que uma vitória carioca que deixaria Cruzeiro e Corinthians com o mesmo número de pontos. Todavia, o tropeço corinthiano permitiu ao Cruzeiro diminuir a distância para o segundo colocado, o próprio Corinthians, de 3 para apenas 1 ponto.
Os dois pontos perdidos pelo Botafogo, entretanto, também foram interessantes. O Cruzeiro consolidou ainda mais sua situação no G-3 e agora a distância para o primeiro time fora da Libertadores, agora o Atlético-PR que ocupa a 5ª colocação, subiu de 4 para 6 pontos.
6 pontos é também a atual vantagem do Cruzeiro sobre o 4º colocado, o Internacional. A derrota dos gaúchos para o Palmeiras permitiu ao time cinco estrelas abrir distância e enfraqueceu o Inter na briga pela taça.
Outro time que praticamente deu adeus ao título foi o Santos. A derrota para o Vasco em São Januário deixou o Santos 9 pontos atrás do Cruzeiro e mesmo com uma partida a menos uma reação santista parece fora de cogitação.
A rodada, entretanto, não foi só de bons resultados. Entre os placares que o torcedor cruzeirense lamenta, nada foi pior que a vitória do Fluminense, no finzinho do jogo, sobre o Avaí. Com a vitória os tricolores mantiveram a distância de 4 pontos sobre o Cruzeiro na liderança do campeonato.
A vitória do Atlético-PR sobre o Vitória também não foi boa. Os paranaenses vem em uma ótima sequência e ameaçam sonhar com a Libertadores, embora a distância de 6 pontos seja considerável. A missão do Cruzeiro na próxima rodada, todavia, será enterrar de vez o sonho do Furacão no confronto direto na Arena do Jacaré.
Nos demais jogos da rodada os resultados não influenciam o destino celeste. O empate entre Goiás e Flamengo, a vitória do Grêmio Prudente sobre o Guarani e o empate entre Atlético-MG e Ceará só serviram para manter a situação do Galo na fuga do Z-4 bastante complicada.
Por fim, a vitória do Grêmio sobre o São Paulo não fez muita diferença. Embolados no meio da tabela, os dois tricolores já tinham antes da rodada poucas pretensões no campeonato e a situação permanece à mesma, embora os gaúcho se animem com a melhor campanha do 2º Turno a sonhar com uma arrancada rumo à Libertadores. Descontar 11 pontos a esta altura do campeonato, porém, não é tarefa fácil.