Desfalque na lateral?


Para completar a quinta rodada do Grupo 7, pela Copa Libertadores, o Cruzeiro enfrentará hoje a noite, a partir das 21h50, o Guaraní, no estádio Defensores del Chaco, no Paraguai. O anfitrião poderá entrar em campo com o time misto , uma vez que já está eliminado da competição. Por outro lado, a La Bestia Negra, nome pelo qual é conhecida a equipe celeste naquele país, pode seguir invicto na liderança da chave.

Foto: VipCommO elenco do Cruzeiro na disputa do torneio continental vem agradando tanto os torcedores quanto os críticos do futebol: muitos gols, boas defesas, mais posse de bola e domínio sobre o time adversário. Saldo positivo, o que é comprovado pela sua posição na tabela.

No entanto, mesmo com tantos destaques positivos, questiono a postura do técnico Cuca em relação à lateral-esquerda do time. Gilberto, que passou por um longo período de recuperação por causa da tendinite no calcanhar, foi o único escalado para defender a camisa azul e branca no gramado paraguaio. Diego Renan, por sua vez, ficou em Belo Horizonte, mesmo tendo participado normalmente dos treinos com os demais jogadores que seguiram com a delegação do Cruzeiro.

O jovem lateral-esquerdo, Diego Renan, entrou em campo no início da partida contra o Deportes Tolima, da Colômbia, no dia 16 deste mês, na Arena do Jacaré. Foi um jogo e tanto. Espetáculo para a torcida que lotou as arquibancas, para os que acompanharam pela televisão e, principalmente, para Mano Menezes, que assistiu de perto cada lance da festa celeste. Mas, uma coisa precisa ser lembrada. Diego somente atuou naquele jogo como titular a pedido de Gilberto, que não se sentia seguro em sua recuperação e não teria condições de atuar durante os 90 minutos.

Apenas com um lateral, Gilberto, disponível para a disputa de logo mais, teria o treinador intenção de improvisar? Diego Renan perdeu de vez a titularidade na equipe ou o esquema de Cuca é diferente do qual estou levantando? Pode ser que somente o ataque seja o alvo. Verdade. Até porque golear foi a tendência das últimas partidas e esta não é só mais uma delas. É decisiva.

Mariana Borges (@mariana_borgess), é cruzeirense apaixonada, jornalista, assessora de imprensa na Câmara Municipal de Belo Horizonte, repórter da TV Guerreiro dos Gramados e pós-graduanda em Produção de Mídias Digitais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.