06 set Cruzeiro, uma escola de goleiros
Salve amigos celestes, o Cruzeiro arrumou um empate sem graça diante do Palmeiras na tarde do último domingo, um resultado até bom perto das condições do jogo, das dificuldades enfrentadas pela Raposa e o placar só não foi desfavorável devido à boa atuação do goleiro Rafael , que no finalzinho da partida defendeu um pênalti cobrado pelo experiente Marcos Assunção.
Esses acontecimentos nos mostram o quão importante tem sido o trabalho feito com os goleiros celestes, pois já temos um histórico de grandes atletas dessa posição que se formaram no clube e conquistaram seu espaço na história do futebol. Atualmente os dois jogadores que saíram da base e tem mostrado serviço são os goleiros Gabriel e Rafael. O jovem Gabriel foi o camisa 1 titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-20 realizada na Colômbia. O menino Gabriel demonstrou personalidade e grande qualidade técnica ao defender a camisa verde e amarela, sendo papel fundamental para a conquista do penta campeonato Sub-20.
Outra promessa é Rafael, que hoje é o segundo goleiro da equipe profissional. Rafael também cresceu na base celeste, e já conquistou pelo Cruzeiro os títulos de campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior e o Campeonato Brasileiro Sub-20, ambos no ano de 2007. Pelo time principal, ele teve participações nas conquistas dos mineiros de 2008,2009 e 2001. Mesmo não sendo o titular da Raposa, quando é escalado para a posição, Rafael tem atingindo as expectativas, encarando as partidas com responsabilidade e foco.
Agora, é impossível falar de goleiro, sem sequer mencionar o nome do ídolo celeste no momento, o “São Fábio”, que mesmo não sendo um fruto das categorias de base cruzeirense, ele teve a suas maiores experiências atuando pela equipe principal do Cruzeiro, desde quando assumiu o comando da camisa número 1 em 2005. Fábio passou por grandes conturbações até chegar ao nível de melhor goleiro do Brasil na atualidade. O mais importante é que ele é peça fundamental do time cinco estrelas e com certeza poderia assumir a titularidade da Seleção Brasileira, isso só não acontece porque temos como treinador Mano Menezes, mas é assunto pra outra coluna.
Enfim caríssimos, vamos ressaltar os bons nomes que estamos tendo para essa posição tão difícil e de responsabilidade que é a de ser goleiro, que realmente é pra poucos. A expectativa é de que esses nomes possam prosperar e render ao Cruzeiro somente felicidade.
Um abraço grande a todos!
Sangue Azul tem Poder!