Cruzeiro rumo à classificação!


A Libertadores esta caminhando para sua definição dos classificados e se não ocorrer zebra nenhuma, o que se desenha é um horizonte cheio de dificuldades. A fase de grupos classifica 14 equipes sendo os oito primeiros colocados e os seis melhores segundos, que se juntarão aos mexicanos San Luis e Guadalajara, já garantidos nas oitavas , por causa do episodio da gripe H1N1 ano passado no México, que desclassificaram os dois clubes.

No site Globo.com o matemático Tristão Garcia diz que nenhum time que somar 11 pontos no fim desta fase ficará fora das oitavas de final e que essa pontuação é a necessária para a classificação direta, sem depender dos critérios de desempate. Os com dez pontos terão 60% de chances de ficar com a vaga.

Nesse momento, como temos 10 pontos e um bom saldo de gols, ainda segundo o matemático, estaríamos com 99% de chances de classificação e praticamente garantidos na próxima fase. Apenas um verdadeiro desastre tiraria a vaga cruzeirense!

Usando um Simulador de resultados encontrado no site, fazendo os resultados mais lógicos em todos os confrontos, os prováveis adversários de acordo com o resultado contra o Colo-Colo seriam: Vitória/Racing(URU), empate/Nacional(URU), derrota por menos de 4 gols de diferença/ Estudiantes(ARG).

Apesar de ser apenas uma suposição, são adversários bem difíceis e apenas contra o Racing entraríamos com a vantagem do segundo jogo em casa.

A verdade é que, mesmo que não sejam esses os adversários, qualquer clube que venha pela frente vai ser difícil. Não se podem escolher adversários e mesmo que pudéssemos fazer isso, nada garantiria o nosso triunfo, visto que o futebol não é nada exato em seus confrontos.

Nosso próximo jogo vai ser contra um velho adversário de muito respeito e temos que conseguir um bom resultado para evitar confrontos mais complicados. As cinco decisões favoráveis diante do Colo-Colo em torneios sul-americanos fizeram o Cruzeiro ganhar da imprensa chilena o apelido de “La Bestia Negra”, que se espalhou por todo o continente como um apelido celeste e por isso a vitória não é impossível, apesar do resultado mais comum em Santiago ser o empate.

A raça e velocidade do time celeste vão ser as principais armas contra esse adversário totalmente imprevisível e que vai “vender” caro qualquer resultado nesse jogo.

Vai ser mais uma verdadeira batalha esse jogo no Chile e todos os cuidados serão poucos!

Boa sorte a todos os jogadores mais uma vez. Vocês representam uma nação e sabemos que vão trazer essa classificação!

“Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar,  mas também acreditar.” ( Anatole France )