Cruzeiro, de vencedor a um bando de CONFORMADOS


Para quem já viu o Cruzeiro ganhar vários campeonatos importantes e ter jogadores decisivos, o ano de 2009 está sendo decepcionante – e será ainda mais, se não se classificar para a Libertadores 2010. A culpa é de todos os conformados que está na Toca da Raposa.
 
TODOS no Cruzeiro têm sua parcela de culpa, todos estão CONFORMADOS, PARADÕES, ACOMODADOS, cada um na sua. Então, vamos às “pauladas”:
 
DIRETORIA: parece estar conformada com o Cruzeiro ganhando Campeonato Mineiro, e disputando Brasileirão ou Libertadores nas primeiras colocações mas sem chances reais de vencer. Não investe para trazer jogadores bons – nem Kléber, pois os Perrellas queriam mesmo era o dinheiro da venda de Guilherme. Sei que a verba anual do Cruzeiro é menor do que os clubes de RJ e SP, mas dava para trazer jogadores melhores do que as piabas que todos conhecem (leiam mais abaixo).
 
JOGADORES: por trás de todas as desculpas já dadas, eles devem pensar o seguinte “eu recebo em dia, o time não tem chances de ser campeão, então para que me esforçar?”. NENHUM jogador do Cruzeiro, dentro de campo, dá um berro para os companheiros, mostrando querer vencer a todo custo. Dá saudade dos tempos de Muller, que já era rico e vitorioso, não precisava provar nada para ninguém, mas na final da Copa do Brasil de 2000 saiu do banco de reservas e carregou o Cruzeiro ao Tri em cima do São Paulo – clube que o revelou.
 
TREINADOR: Os Perrellas o contrataram por seu “estilo disciplinador”…mas este “estilo” desapareceu faz tempo. Ele vive dando entrevistas dizendo que manda os jogadores fazer isto ou aquilo, e as desculpas de sempre. Se ele manda e os jogadores não fazem, das duas uma: ou os atletas, além de mercenários, são um bando de indisciplinados, ou Adílson Batista perdeu o comando sobre o grupo de jogadores. Não tem outra explicação.
 
TORCIDA: Quem gosta de ir ao campo torcer apenas por torcer, pode continuar indo ao Mineirão. Mas eu já perdi a paciência com este time. Sou torcedor acostumado a levantar caneco, não a ficar gritando nome de jogador que, dentro de campo, não honra a camisa que veste. JÁ PASSOU DA HORA DA TORCIDA COBRAR ATITUDE, TEM QUE MOSTRAR A ESTE BANDO DE CONFORMADOS, COME-DORME, MERCENÁRIOS, QUE ESTA TORCIDA E ESTE CLUBE MERECEM COISA MELHOR.
 
Eu, como torcedor, não queria ter que xingar o próprio time. Cobrar atitude é função da DIRETORIA, que tem que exigir do TÉCNICO e dos JOGADORES, no mínimo, honrar o salário que recebem. Em toda profissão é assim. Mas, numa hora como esta, em que TÍTULOS estão escapando dos dedos por falta de vergonha na cara, A TORCIDA TEM QUE DAR O BERRO E XINGAR MESMO.
 
Em 2003 a diretoria investiu pesado, o treinador botou ordem na casa, e o resultado foi a Tríplice Coroa, um time que perdeu oito partidas no ano inteiro, sendo apenas uma em casa, marcando 100 pontos e mais de 100 gols no Campeonato Brasileiro. A torcida nem teve motivo para xingar, era só festa. E HOJE?
 
Ah, vale lembrar também que a atual Diretoria, em conjunto com o atual treinador, fizeram e aprovaram “investimentos” comprando jogadores como Léo Fortunato, Wanderley, Reinaldo Alagoano, Elicarlos, Reina (ele existe mesmo?) Wellington Paulista, Thiago Ribeiro. Só nestes aqui, foram desembolsados quase 8 milhões de reais. Além dos “comprados” teve o empréstimo de jogadores como Espinoza, Carlinhos (LE), Gérson Magrão, Maicossuel, Bruno Soneca, Marcel, Weldon, Jajá, Jancarlos, Patric, Athirson, Leandro Lima, Zé Carlos, Soares…
 
Com toda esta grana jogada fora, entre investimentos e salários, dava para contratar uns dois ou três jogadores de ponta que resolvem em campo.

Está dado o recado.