
24 jun Contra-ataque funciona, Raposa bate o Vasco em São Januário e rouba a liderança do Brasileirão
Cruzeiro e Vasco se enfrentaram neste sábado em partida que valia a liderança do Campeonato Brasileiro e fizeram um jogo à altura do que estava em disputa.
Os cruzmaltinos aproveitaram durante a maior parte do primeiro tempo da vantagem de atuar em casa e mantiveram a posse de bola, mas o domínio não se refletia em chances de gol. As principais chances aliás, eram criadas pelo Cruzeiro que contra-atacava com perigo e só não abriu o placar aos 25 minutos porque Fabinho estava impedido em jogada que terminou com gol de Willian Magrão bem anulado pela arbitragem.
[Fotos] Vasco 1 x 3 Cruzeiro pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012
A chegada celeste, no entanto, assustou os vascaínos e equilibrou a partida, mas o Vasco seguiu com maior posse de bola. O Cruzeiro, por sua vez, continuava com a defesa bem postada e apostando na saída em velocidade e na marcação sob pressão. Foi assim que, aos 40 minutos, Léo desarmou Éder Luiz e construiu uma jogada que terminou com a finalização de Wellington Paulista. A bola rebateu e voltou para Montillo que chutou forte e fez 1 a 0 para a Raposa, melhorando o panorama da partida para o time celeste.
[Vídeo] Os gols e os melhores momentos de Vasco 1 x 3 Cruzeiro pela 6ª rodada do Brasileiro 2012
A segunda etapa começou com o Vasco indo para cima em busca do empate e o Cruzeiro mantendo a postura cautelosa e esperando as chances de contra-atacar. As entradas de Thiago Feltri e Carlos Alberto deixaram a equipe carioca ainda mais ofensiva, mas ampliaram os espaços para a Raposa em campo. Diante deste quadro, Montillo, em noite inspirada, saiu em velocidade e lançou Wellington Paulista que só teve o trabalho de encobrir Fernando Prass e marcar um golaço e colocar 2 a 0 no placar de São Januário.
A vantagem confortável cruzeirense, contudo, durou pouco e aos 20 minutos, apenas dois após o gol de Wellington Paulista, Rodolfo aproveitou falha de Fábio na saída de gol e cabeceou para diminuir o placar e aumentar a emoção do jogo.
O Vasco cresceu com o lance e passou a pressionar, mas o Cruzeiro seguiu se segurando com eficiência. Tinga, Souza e Anselmo Ramon entraram para tentar manter o poder de contra-azul e foram eficientes, resolvendo a partida quando Tinga fez boa jogada e lançou Anselmo Ramon que só teve o trabalho de empurrar para as redes e assim colocar números finais no marcador e tomar a liderança do Brasileirão para a Raposa, que quebrou a invencibilidade do Vasco em São Januário de um ano. A última derrota antes disso? Vasco 0 X 3 Cruzeiro pelo Brasileirão de 2011.