23 maio Começou mal, e se nada mudar, vai piorar
Amigos leitores, na minha última coluna, chamada “Título para comemorar no máximo dois dias”, eu valorizei a conquista do Mineiro apenas pelo fato de ser em cima do Atlético-MG, após várias piadinhas com as recentes derrotas.
Eu também destaquei que ser o campeão Mineiro é pouco, quando se disputa um Brasileirão, uma Copa do Brasil e uma Libertadores, campeonatos de maior expressão. Depois do resultado de ontem contra o Figueirense, qualquer torcedor com o mínimo de coerência deve estar chateados com o time.
Querem fazer um resumo do elenco atual do Cruzeiro? Este elenco que, até na sexta-feira, era considerado “um dos melhores do Brasil e candidato ao título”?
Então, vamos lá:
1) Goleiro? Fábio “de seleção”, de defesas sensacionais, que comete erros ridículos como o de ontem, que nos momentos decisivos, que valem títulos de expressão, para marcar o nome na história, não aparece. A quem o considera ídolo, um recado direto: para mim, goleiro que ganha somente Mineiro JAMAIS SERÁ ÍDOLO, MUITO MENOS CAPITÃO DO TIME.
2) Laterais? Começamos o ano com Rômulo, Pablo e Diego Renan. O primeiro foi dispensado porque não jogou nada. O segundo iniciou bem, mas depois que machucou, seu futebol sumiu. O terceiro, que sempre foi uma avenida mas era bom no ataque, teve aquela história mal contada do empresário, foi sacado do time, ninguém sabe onde está. Hoje, na direita, temos um volante improvisado (Leandro Guerreiro, 32 anos) revezando com outro volante (Marquinhos Paraná, 34). Na esquerda, apenas Gilberto, que sempre foi melhor no meio de campo, com 35 anos.
3) Zagueiros? Somente Victorino tem condições de ser titular. Gil joga bem somente quando está ao lado do uruguaio – quando este não está machucado. Léo ainda não mostrou a que veio. Edcarlos foi devolvido, Fabrício Carioca nem jogou e foi dispensado, e Naldo é outro que não entra.
4) Volantes? Henrique parece estar com a síndrome de Ramires em 2009 – a possibilidade de venda para o exterior faz seu futebol despencar. Leandro Guerreiro está se mostrando razoavelmente bem, Marquinhos Paraná está alternando (poucos) bons momentos e (muitos) maus, e Fabrício ainda está na sua longa, muito longa, recuperação de cirurgia.
5) Armadores? Roger, Gilberto e Montillo, juntos, jogaram um jogo bem – os 5×0 contra o Estudiantes. No resto, sempre um ou dois esteve mal – e de vez em quando os três. Dudu tem um pouco de crédito porque é novo e da base, mas se ficar nesta eterna promessa, será um novo Bernardo.
6) Atacantes? Thiago Ribeiro, quando o jogo aperta, tenta chutes de longe, mas só acerta peteleco. Wallyson também está naquele meio termo entre “querer ser titular” e “quase vendido para fora”. E não temos reservas, porque Brandão e Ortigoza não são solução para ninguém, André Luís dispensado, Farías está treinando à parte, e Reis…melhor nem falar…
E para piorar, depois do resultado de ontem, ainda tenho de ler e ouvir os jogadores culpando o goleiro adversário pela derrota.
AH, VÃO PARA O INFERNO TODOS VOCÊS!!! Os culpados pela derrota de ontem foram Fábio, que deu soco na bola para baixo dentro da pequena área, e acabou acertando Marquinhos Paraná, que de costas não teve culpa. Pode colocar a culpa também na zaga, que adora tomar um gol em jogada de bola aérea. O time inteiro, aliás, depois de um primeiro tempo até razoável, simplesmente sumiu no segundo tempo, com destaque negativo para os meias e atacantes.
Os primeiros culpados pela derrota de ontem são os jogadores dentro de campo. Comecem a ter vergonha na cara, parem de ficar colocando culpa nos outros quando na verdade vocês é que não fizeram absolutamente nada.
E dá para colocar muita, mas muita culpa mesmo, nesta diretoria medíocre, pobre e ridícula, formada por um bando de sonecas, com caras de bobo, incompetentes que entopem o time com jogadores meia-boca e que não sabem reforçar o elenco nas posições que realmente precisam.
Sinto falta daquela diretoria antiga, que dava soco na mesa e enfiava o dedo na cara de jogadores e de treinadores que não davam resultado. Agora, parece um bando de come-dorme, parece que fica o dia inteiro sentado na poltrona fumando charuto e bebendo whisky importado.
Faltam 37 rodadas para este Campeonato Brasileiro acabar, e já vou avisando – se este time não for reforçado com NO MÍNIMO dois laterais, um zagueiro e um atacante decente, não vamos chegar nunca na zona de classificação da Libertadores – isso para não dizer coisa pior.
Abraços a todos.