
12 ago Com Montillo e Farias, agora vai!!!!
Começo esta coluna pedindo desculpas pela ausência. Dois empregos e algumas viagens me impossibilitaram de dedicar o tempo que a coluna e o site Guerreiro dos Gramados merecem. Hoje vou falar sobre coisas que vi desde que Cuca assumiu o time.
Em uma de minhas últimas colunas publicadas, expressei meu receio na contratação de um treinador que havia treinado grandes clubes, mas que não tinha ainda ganhado nada, tinha fama de desagregador como houve no Flamengo e que temia pelo futuro do Cruzeiro.
No jogo contra o NY Red Bulls, eu estava na TV Alterosa no estúdio, quando pude conhecer nosso treinador pessoalmente e em conversa informal antes da transmissão percebi que poderia estar errado a respeito dele. Mostrou-se um sujeito bastante solicito, educado e tranqüilo. Falou com repórteres sobre seu estilo de jogo, como gosta de armar seus times. Sinceramente ouvindo esta conversa comecei a ficar aliviado.
O que se viu foi um time veloz, objetivo e que não tomou conhecimento do time que havia derrotado Boca Juniores e Juventus de Turim.
Após a copa do mundo nos primeiros jogos, já se viu a mudança de postura do time e dos jogadores. Em alguns jogos se fosse na época de Adilson, ele tiraria um atacante e colocaria um volante para garantir o resultado.
Com Cuca no comando o que se viu foi totalmente o contrário. Ele tirava volante e colocava atacante, pois pra ele o importante é priorizar a vitória. Acho que ele entendeu bem o que é o Cruzeiro.
O Cruzeiro não pode ser um time que se conforma com empate, sabendo que tem capacidade de buscar a vitória.
Em alguns jogos não ganhamos por falta de pontaria e por falta de jogadores que possam fazer a diferença na armação das jogadas. Com Gilberto e Roger machucados, quem fazia esta função era Everton, alias grata surpresa, não esperava que fosse um jogador que pudesse mostrar qualidade no meio campo. Mostrou-se muito eficiente.
Agora com a Chegada de Montillo e Farias, do meio pra frente estamos encorpados. Vi os jogos da La U contra o Chivas e Montillo se mostrou um jogador diferenciado, que prevê o que quer fazer antes de executar a jogada. Ele pensa na frente.
Alias, sobre estes reforços que gostaria de ressaltar uma coisa. A comparação ridícula que andam fazendo do Cruzeiro com o time de nosso (ex)Rival(?). Entre estes dois clubes em relação a seus elencos existe uma diferença muito grande.
O nosso (ex)Rival(?)contratou nada mais, nada menos que 18 jogadores, dentre eles 5 goleiros. Já o Cruzeiro por ter uma base já feita e entrosada, contratou cirurgicamente. Contratou para posições carentes e não pra montar um time só de nomes consagrados ou pra mostrar para o país inteiro que tem cacife para se montar um time de “nomes”.
Contratamos um lateral que mostrou ter qualidade, contratamos um volante, um meia e um atacante.
Sinceramente entre ter um time com contratações pontuais e contratar quase dois times inteiros pra ficar na zona da degola. Meu amigo, eu prefiro o Cruzeiro.
Luxemburgo, desde a época em que treinou o super time do Palmeiras sempre teve craques em seu time que pudessem fazer a diferença. Foi assim no Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Corinthians e agora no nosso (ex)Rival(?). Entrega um time já pronto, ou o contrate para dar continuidade para ver o que acontece. NADA!!!!
Se nem montando esse time de bons nomes que ele tem na mão a coisa rende. Um treinador que quando se trata do grupo, só fala “Eu” e não fala “Nós”, sinceramente, não pode ir muito longe. Merece estar onde está.
Enfim, minhas esperanças quanto à arrancada do Cruzeiro rumo as primeiras posições do Brasileirão estão renovadas. Com Montillo inscrito teremos uma ótima qualidade em nosso meio campo e isso pode fazer a diferença daqui pra frente.
Vamos com tudo para conquistar mais um Brasileirão e consequentemente mais uma vaga na Libertadores.
É isso ae!