15 ago Cinco motivos para ninguém se empolgar
A vitória sobre o Avaí no sábado foi importante, até dava para encher esta minha coluna com “frases prontas do futebol”. De nada adianta ficar se iludindo, ainda tem muita coisa a melhorar para ver o Cruzeiro no lugar que a torcida quer.
Como sempre, vou direto ao assunto. Goleamos o Avaí no sábado, foi um bom placar após quatro derrotas seguidas, o sentimento de toda a torcida é de ESPERANÇA, para que os bons ventos voltem logo à Toca da Raposa.
Entretanto, vou apontar algumas situações para o amigo leitor – cinco verdades, uma para cada gol marcado – não querendo ser pessimista, mas sim REALISTA, considerando o momento do Cruzeiro.
É minha visão sobre o nosso amado time, quem quiser concorde comigo, quem não quiser, que solte foguetes comemorando o DÉCIMO PRIMEIRO LUGAR NO CAMPEONATO (assim, em letras garrafais, para destacar bem a nossa atual situação)
Vamos lá:
1) GANHAMOS DE UM DOS LANTERNAS: não adianta comemorar vitória contra time que está disputando rabeira do campeonato. O Avaí é adversário para times que lutam contra REBAIXAMENTO. Por acaso é isto que o Cruzeiro disputa? Vencer os lanternas não muda nada para quem quer disputar título ou vaga na Libertadores
2) FIZEMOS CINCO GOLS NA PIOR DEFESA: Para lembrar, o Avaí jogou com 10 durante mais que um tempo inteiro, após a expulsão de Welton Felipe, que nem preciso lembrar de qual time veio. Os gols saíram, mas os atacantes, analisando o geral, ainda estão devendo.
3) O FUTEBOL AINDA NÃO CONVENCE: concordo que desde a derrota – injusta – para o Internacional semana passada, o Cruzeiro mostrou certa evolução, mas ainda está muito longe do ideal. Sem contar a extrema “Montillodependência” – rezo todos os dias para o Pirata Azul não se machucar, ser vendido ou ficar suspenso, senão vamos perdemos a única criatividade do time.
4) WELLINGTON PAULISTA: após a ótima notícia da saída de Brandão, a negociação de Farías “melou” e o “cone marqueteiro” voltou. Disse que “estava de férias” em Sâo Paulo, mas na verdade é o futebol – e os gols dele – que estão em férias que mais se parecem aposentadoria.
5) COMPRAS E VENDAS DE JOGADORES: Keirrison será um bom invstimento se vier o “Keirrison de 2008 e 2009”, o artilheiro que o Barcelona pagou caro. Se vier o “Keirrison de 2010 e 2011” vai ser mais dinheiro jogado no lixo. E não adianta nada trazer e vender Montillo, que é disparado o melhor do time, ou outros jogadores que ainda podem ser úteis, como Thiago Ribeiro.
O Cruzeiro precisa começar a VENCER OS PONTEIROS do campeonato para TIRAR O ABISMO DE PONTOS de diferença para a liderança e para o G-4. Não precisa golear sempre, mas tem que FAZER GOLS CONTRA TIMES DE CIMA. Também está na hora de MOSTRAR UM FUTEBOL MELHOR, porque na “era Papai Joel” estamos muito inconstantes. Quanto aos jogadores, QUEM ESTÁ AÍ PRECISA MOSTRAR SERVIÇO LOGO, e de uma vez por todas, NÃO PODEMOS VENDER OS POUCOS TALENTOS QUE TEMOS.
Se resolver estes problemas, a esperança vai se tornar realidade. Senão, é aguentar mais um ano sem títulos de expressão, e ver o Cruzeiro fazer a pior temporada desde 2006, quando chegamos a brigar na liderança e despencamos sob o comando dos “consagrados” PC Gusmão e Osvaldo de Oliveira.
Qualquer um que ler esta coluna, deve pensar “este cara é um corneta daqueles”. Não me importo – já disse antes, e repito quantas vezes forem necessárias, se “apontar os erros para ver o time melhorar” é “ser corneta”, então sou corneta com orgulho, porque sempre quero ver o melhor para o meu Cruzeiro.
Abraços a todos.