
12 abr Chega de desculpas, queremos futebol de qualidade
O jogo contra a Chapecoense “deu calos nos olhos”, futebol de quinta categoria, uma das piores partidas que já vi. A torcida não aguenta mais desculpas. Queremos o Cruzeiro jogando futebol, não esta pelada que vimos ontem.
Vou começar este texto pedindo desculpas aos leitores.
Em uma das minhas últimas colunas, eu “dei a mão à palmatória”, elogiando “uma certa evolução” do futebol mostrado por Marcos, Diego Renan, Léo e Wellington Paulista.
Ainda bem que meus elogios foram com ressalvas. Não se pode elogiar que tudo “volta ao normal”. E o “normal” destes atletas, assim como o “normal” de outros profissionais do Cruzeiro, é exatamente o que vimos ontem.
Aposto que a diretoria, a comissão técnica e os jogadores vão entupir as páginas dos jornais, os programas de rádio e TV reclamando da chuva, do estado do gramado, da viagem longa, entre outras desculpas esfarrapadas para o empate de ontem.
Até concordo que a chuva e o estado do gramado prejudicam os times de maior qualidade.
Mas será que a chuva e o tal “estado do gramado” são desculpas para os seguintes problemas do time???
1) Diego Renan cruzou a bola para o gol de Walter. E foi só. Tirando isto, errou quase tudo o que fez – o que se repete há anos;
2) Léo, mais uma vez, foi estabanado no lance da expulsão, num momento que o Cruzeiro poderia pressionar o adversário;
3) Victorino, que várias vezes foi para o ataque, errou vários lances, deixando a defesa exposta a contra-ataques;
4) Everton, que não é lateral, jogou improvisado e mais uma vez amarrou demais a bola, não acertando nenhum lance no ataque;
5) Montillo mais uma vez atuou mal, muito marcado e sobrecarregado na armação de jogadas, assim como era no ano passado.
6) Wallyson está jogando com o freio de mão puxado, para mim está até demonstrando um pouco de má vontade em campo. Não é nem sombra do jogador de antes da lesão que sofreu contra o Internacional ano passado – e não adianta falar que está se recuperando da cirurgia no tornozelo.
7) Anselmo Ramon não tem talento com a bola nos pés, é centroavante de força, portanto não pode jogar aberto nas pontas ou armando jogadas. No máximo, é jogador para receber passes e rezarmos para chutar certo. Walter já merece ser titular. Pelo menos ele sabe dominar a bola e tenta armar boas jogadas.
8) Wellington Paulista, além de ter a mesma “qualidade” de Anselmo Ramon, ainda é um aborrecido, chato, marrento, que não aguento mais olhar para cara dele. Ontem errou tudo o que tentou. E ainda passou grande parte do jogo pedindo a bola para armar jogadas. É o mesmo que pedir para um analfabeto explicar Física Nuclear para Albert Einstein.
9) Roger entrou, mas nem suou a camisa. Tirando um ou outro lance de bola parada, ele ANDOU naquela faixa entre a linha do meio de campo e a intermediária do ataque.
10) Especialmente na partida de ontem, os jogadores do Cruzeiro insistiam nas jogadas aéreas. Tudo bem, já que o campo estava péssimo, mas os jogadores da Chapecoense faziam os mesmos “chuveirinhos” e acertavam a maioria dos passes, ao contrário dos nossos, que erravam quase todos.
11) Vágner Mancini já está se mostrando um grande teimoso com este esquema 4-3-3 com dois centroavantes, deixando Montillo sozinho na armação. Já está passando da hora deste cego perceber que o Pirata Azul não pode ser o único armador, e que dois atacantes como Wellington Paulista e Anselmo Ramon não constroem jogadas.
12) E esta diretoria, que contrata jogadores sem qualidade, gastando mal o dinheiro. Cadê os tais “reforços” como o lateral Jackson, os zagueiros Mateus e Thiago Carvalho, os volantes Amaral, Rudnei e Diego Arias (este, pra mim, vai ser igual ao tal Prediguer, aquele argentino que chegou, não jogou e foi embora sem ninguém ver). E o tal do Fábio Lopes?
Numa boa, nas partidas onde o time enfrentou adversários mais fortes este ano, o Cruzeiro venceu o América-MG tendo que correr muito para virar o jogo, empatou com o Atlético-MG sem jogar absolutamente nada no primeiro tempo, e ontem jogou a partida inteira mostrando um futebol ridículo, um vexame absoluto.
Em 2011, começamos o ano mostrando um excelente futebol, e terminamos a temporada lutando contra o rebaixamento.
Se neste início de 2012 nós estamos mostrando este futebolzinho de lixo, que não consegue vencer um time de terceira divisão para baixo, já posso garantir duas coisas: VAMOS FICAR PELO MEIO DO CAMINHO NA COPA DO BRASIL, E VAMOS DISPUTAR O CAMPEONATO BRASILEIRO SEM CHANCES.
Isto, para não dizer outras coisas.
CHEGA DE DESCULPAS. CHEGA DE FUTEBOL MEDÍOCRE. CHEGA DE TEIMOSIA. CHEGA DE INCOMPETÊNCIA DA DIRETORIA, DA COMISSÃO TÉCNICA E DOS JOGADORES.
PRECISAMOS DE MUDANÇAS. E só não vou pedir a volta de Adílson Batista porque ele foi contratado pelo Atlético-GO recentemente.
Abraços a todos.
Fotos: SIRLI FREITAS/VipComm