
04 jan BATE BOLA COM OS AMIGOS: Sai Leonardo Silva e entra Naldo
Acho que perdemos um bom zagueiro com a saída de Leonardo Silva, mas o Cruzeiro já contratou um substituto. Será que a torcida ficou satisfeita?
Certamente é cedo para dizer. Acredito que muitos não acompanharam o desempenho do novo zagueiro celeste, Naldo, em 2010 porque o jogador atuava na série B. Para mim, a boa notícia vem a partir da declaração do jogador em sua apresentação; “Meus pontos fortes são o cabeceio, gosto de sair jogando e sou muito técnico. A torcida pode esperar um lutador em campo, que vai correr muito e buscar sempre o melhor para o Cruzeiro. Vou contribuir com minha vontade e muita garra. Isso não vai faltar nunca.”
Sobre Leonardo Silva, a conversa com os torcedores revelou uma opinião comum: perdemos um grande jogador, talvez o melhor zagueiro do elenco até então. O cruzeirense Robert Sampaio disse que nunca foi fã do jogador, mas sempre respeitou o profissionalismo de L. Silva, que certamente fará falta por ser um líder em campo. Em relação a esse profissionalismo, porém, Naty Quaresma aponta uma falha crucial na atitude de L. Silva: “acho que um jogador para ser completo não se limita apenas a qualidade técnica, mas também o lado profissional, o que parece não ter ocorrido com a diretoria do Cruzeiro. O Cruzeiro tentou de todas as formas a renovação, mas não foi possível”.
E ela não foi a única a comentar sobre o processo de renovação de contrato que deu errado. Marcelo Coelho chamou o jogador de ingrato, mas acredita que o Cruzeiro também poderia ter sido mais flexível na negociação: “com 30 anos ele (Leonardo) nunca havia tido um bom momento em um time grande e o Cruzeiro lhe deu essa oportunidade, então acho que ambas as partes deveriam ceder um pouco que daria certo”. O torcedor Thiago Oliveira lembrou, porém, que a atitude de Leonardo Silva reflete algo mais do que comum no mundo da bola: “o interesse dos jogadores pelo dinheiro”.
Águas debaixo da ponte, o assunto mesmo é o que pode acontecer no futuro. E no futuro do Cruzeiro está Edinaldo Gomes Pereira. Robert, mais conhecido no Naldo, deixou clara uma realidade que todos conhecemos; Sendo um jogador vindo da série B, pode não vingar ou usar a oportunidade para evoluir no Cruzeiro. É o que todos esperamos.
Isabela Camillo faz parte do grupo dos otimistas: “o Naldo chegou ai, mostrando muita força de vontade, raça, com muitos objetivos. Ele chegou aqui no Cruzeiro, tenho certeza, já sabendo que vestir o manto celeste não é pra qualquer um. Tenho certeza que assim como eu, muitos outros cruzeirenses estão ansiosos para ver o Naldo mostrar todo o seu futebol.” Acredito que ela está certa. A China Azul deve mesmo estar ansiosa para ver o futebol de Naldo e poder contar com esse jogador, porque sabemos que a missão dele não vai ser nada fácil.
Naty Quaresma também vê a chance de um futuro bom para o novo guerreiro celeste: “espero que o Naldo seja como um Henrique, um Marquinhos Paraná, que chegaram como desconhecidos e hoje são essenciais no elenco. E que essa vontade e garra dele nos faça sentir muito orgulho dele”.
Sobre essa “troca” de Leonardo Silva por Naldo, Marcelo Coelho acredita que o Cruzeiro está fazendo uma aposta e que talvez fosse mais interessante dar uma oportunidade a Wellington. Assim como eu, Marcelo acha que “o Cruzeiro precisa dar mais valor aos prata da casa”.
Eu também estou lamentando a saída de Leonardo Silva, mas estou confiante que a diretoria está ciente de que precisamos de bons reforços e, por isso, espero que Naldo consiga ser de fato o jogador que ele descreveu ser, vamos precisar de um bom zagueiro. Não estou tão otimista quanto aos amigos do pate papo, mas é preciso aguardar.
O que vocês acharam da mudança?