Análise do Campeonato Brasileiro 2015 – Parte 4: Na briga por Libertadores


Salve, nação celeste!  Hoje é o dia da quarta parte do nosso guia e chegamos aos clubes que devem passar o campeonato brigando por uma vaga na Libertadores e, em caso de se acertarem, talvez até pelo título.

Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras e Santos tiveram um primeiro semestre distinto, mas enquanto os três primeiros experimentaram altos e baixos, a equipe santista vive grave crise financeira, tem dificuldade para se reforçar e pode perder alguns dos seus destaques.

Com lacunas importantes em seus elencos, a chegada de reforços pode também promover alguma das equipes desta análise a disputa pelo título. No entanto, não dá para considerar que nenhuma delas, no atual momento, pareça efetivamente em situação de destaque.

Atlético-MG

Posição no Brasileirão 2014: 5º colocado.

Posição no Estadual 2015:  Campeão Mineiro.

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: Campeão em 1971.

Competição paralela: Disputa as oitavas-de-final da Copa Libertadores contra o Internacional e empatou em 2X2 o jogo de ida no Independência. Na primeira fase, se classificou em 2° lugar atrás do Santa Fé da Colômbia e eliminando Colo Colo (Chile) e Atlas (México)

Análise: O Atlético-MG venceu o campeonato estadual, é verdade. A competição, no entanto, foi marcada por uma série de conflitos e ingerências extra-campo e o clube alvinegro superou o Cruzeiro no apagar das luzes do segundo jogo quando encontrava-se com um a mais em campo e Leandro Damião, retornando de atendimento, desistiu da corrida deixando Guilherme livre para o lançamento da virada sobre a Raposa que valeu a classificação para a final.

A campanha na 1ª fase da Libertadores foi instável e se venceu o líder do grupo Santa Fé por 2 vezes, também foi derrotado pelo Atlas, o lanterna que perdeu todos os demais jogos, em duas ocasiões.

Com bons valores individuais, mas tamanha irregularidade e um elenco não tão farto (Com Marcos Rocha e Lucas Pratto no Departamento Médico, a equipe oscilou até diante de equipes do interior), o Atlético-MG parece ser capaz de fazer jogo duro contra os principais rivais do campeonato, mas não mostra caminhar para um estágio em que consiga ter desempenho frequente para, nos pontos corridos, quebrar o jejum de 44 anos sem o título do Campeonato Brasileiro.

Flamengo

Posição no Brasileirão 2014: 10º colocado.

Posição no Estadual 2015:  3° colocado. Eliminado pelo Vasco na semifinal

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: Campeão em 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009.

Competição paralela: Enfrenta o Náutico (PE) na 3ª fase da Copa do Brasil. Passou pelo Salgueiro (PE) e Brasil (RS) nas fases anteriores.

Análise: O Flamengo sequer se classificou para a decisão do Campeonato Carioca e precisou de dois jogos para eliminar o modesto Brasil de Pelotas da Copa do Brasil. Tropeços como o diante do Madureira pelo Campeonato Carioca também aconteceram e o elenco parece ser bem limitado.

A preocupação da diretoria em sanear as contas do clube vem dando resultado e vira e mexe na Gávea uma corrente fala que enfim chegou o momento de gastar na aquisição de reforços. De fato, o Flamengo estuda contratações e deve fortalecer o seu grupo na abertura da próxima janela internacional.

Por enquanto, porém, o time de Vanderlei Luxemburgo não encanta e tem em Marcelo Cirino a sua principal peça ofensiva e de destaque. Se novos nomes não chegarem, não deve fazer mais do que ocupar o meio da tabela.

Palmeiras

Posição no Brasileirão 2014: 16º colocado.

Posição no Estadual 2015:  Vice-campeão. Perdeu a final para o Santos.

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: Campeão em 1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994.

Competição paralela:Empatou em 1X1 com o Sampaio Corrêa no jogo de ida da 2ª fase da Copa do Brasil. Eliminou o Vitória da Conquista (BA) na 1ª fase.

Análise: Mais de 20 reforços para 2015, contando com Felype Gabriel que acabou de chegar. O efeito Mattos, um dos principais responsáveis pelo bicampeonato cruzeirense, anima o torcedor palmeirense que faz com que o sócio-torcedor do clube cresça a cada dia. O discurso, não poderia ser diferente, é de título.

Poucos lembram, no entanto, que o Cruzeiro 2013-2014 tinha uma base já formada em 2012 com jogadores como Tinga, Borges, Fábio e Ceará e que formar um novo time dá trabalho. A eliminação para o Santos no Campeonato Paulista, por exemplo, tratou de ajudar o Palmeiras a lembrar disso.

Sob o comando de Oswaldo de Oliveira e com valores como Egídio, Arouca e Cleiton Xavier o alviverde, que vive novela com Valdívia acerca de sua renovação, certamente terá uma equipe capaz de fazer grandes jogos contra os principais times do país. A dúvida, porém, é se terá regularidade e entrosamento para brigar pelo título.

Santos

Posição no Brasileirão 2014: 9º colocado.

Posição no Estadual 2015:  Campeão Paulista.

Melhor campanha em Campeonatos Brasileiros: Campeão em 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004.

Competição paralela: Empatou em 2X2 com o Maringá (PR) no jogo de ida da 2ª fase da Copa do Brasil. Passou pelo Londrina (PR) na 1ª fase.

Análise: Robinho, Lucas Lima, Geovânio, Gabriel e Ricardo Oliveira. Estas são algumas das opções ofensivas do Santos, campeão paulista e que espera fazer bonito no Brasileirão.

Os salários atrasados e a crise financeira, porém, colocam em risco a permanência de algumas destas peças e fizeram com que o clube perdesse o lateral-esquerdo Mena na justiça, além de liberar gratuitamente o atacante Thiago Ribeiro para o Atlético-MG.

Sob o comando de Marcelo Faria Fernandes, o Peixe hoje mostra potencial para enfrentar qualquer equipe brasileira, mas as dificuldades econômicas devem atrapalhar a caminhada da equipe.

Por: João Henrique Castro