A marca do Cruzeiro vale o mesmo que a do Atlético-MG? Não!


As camisas dos arquirrivais Cruzeiro e Atlético-MG devem estampar o mesmo patrocinador master em 2010. O Globoesporte.com apurou que o banco mineiro BMG já fechou as bases para um contrato com o Atlético-MG – só falta assinar – e encontra-se também em negociação com o Cruzeiro.

A marca do Cruzeiro vale o mesmo que a do Atlético-MG? Não!De acordo com a informação, o BMG vai pagar por volta de R$ 10 milhões a cada clube, por um ano de contrato. O acordo firmado com o Atlético-MG é semelhante ao que deve ser fechado com o Cruzeiro.

A pergunta que fica na minha cabeça vendo uma noticia assim é: A camisa do Clube Atlético Mineiro tem o mesmo valor da camisa do Cruzeiro Esporte Clube?

Vou escrever isso sem um pingo de rivalidade e sim analisando friamente.

A marca do Clube Atlético Mineiro tem seu valor. É um clube que tem uma torcida grande no estado, um bom centro de treinamentos, esta disputando o Campeonato Brasileiro da primeira divisão, já foi Campeão Brasileiro e tem certa tradição no cenário nacional. Não vou discutir o valor de quanto vale isso tudo para uma empresa que quer patrocinar um time, mas 10 milhões são um ótimo patrocínio.

Mas se uma camisa com essa “configuração esportiva” vale 10 milhões, quanto vale então a camisa de um time com tradição internacional, Bi Campeão da Libertadores, Campeão da Tríplice Coroa, quatro vezes Campeão da Copa do Brasil, inúmeros títulos internacionais, dois centros de treinamentos dos melhores do mundo, um centro administrativo, varias lojas oficiais, um dos times que mais vendem camisas e produtos oficiais no Brasil, time com a maior torcida fora do eixo Rio-São Paulo, melhor clube do século 20 e um dos dez primeiros do ranking mundial dentre inúmeras outras qualidades?

Digo mais uma vezque não estou levando em consideração a rivalidade entre os dois clubes, mas sim a história das duas instituições. A marca Cruzeiro vale no mínimo cinco vezes mais que a marca Atlético-MG. Isso não sou eu ou nenhum cruzeirense quem diz, mas sim os números de tudo conquistado por ambas as agremiações é que nos dão essa certeza.

A marca celeste deveria e deve ser muito mais cara que a do rival e por esses fatos o valor de patrocínio deveria ser bem maior que o proposto aos galináceos. Como todos sabem do poder monetário do senhor Ricardo Guimarães, sabemos também que ele tem condições de pagar uma quantia de mais ou menos 25 Milhões por um contrato de dois anos, no mínimo. Para quem acha esse valor muito alto, com esse tipo de investimento no Cruzeiro, o banco BMG expandiria a sua marca nãoapenas no Brasil e sim no mundo inteiro devido às constantes participações em competições internacionais e prestigio cruzeirense em todo o planeta.

A iniciativa de Ricardo Guimarães é extremamente valida, pois vemos diversas empresas mineiras, investindo seu dinheiro em times de outros estados (Próprio BMG que patrocina o coxa, Fiat que tem sede em Betim patrocinou o Palmeiras com mais de 15 milhões e a vale do rio doce patrocinando amistoso da seleção e ida de torcedores para Omã são bons exemplos), mas apesar da boa intenção, os valores devem ser diferentes e isso é fato.

Que esse valor seja aumentado e o dinheiro investido na contratação e estruturação de uma equipe realmente forte e qualificada, para que possamos almejar melhores tempos do que esses que tivemos nos últimos anos .Sei que é difícil chegar a esse valor, mas com um pouco mais de esforço e competência das pessoas responsáveis por negociar esses patrocínios sei que podemos conseguir muito mais, apesar do preço desta camisa ser incalculável!

Nota: “…o dinheiro investido na contratação e estruturação de uma equipe realmente forte e qualificada…” Entenda-se essa frase como a contratação de jogadores renomados e que cheguem para resolver e não apenas fazer parte do grupo. Que o senhor Perrela assista a entrevista do ex-volante Ademir na TV Cruzeiro, principalmente a parte em que ele diz:”…Acho que o grande personagem do clube é o torcedor. Ele que é a paixão. Os jogadores passam, mas os torcedores ficam. A maior alegria de ganhar um título é vê-los festejando”.

Resumiu muito bem qual deve ser a relação de um clube de futebol com seu torcedor! Ídolo em campo e fora dele também… Saudades de ver jogadores como esse.

Rodrigo Korac dos Santos, publicitário, 28 anos, já nasceu com sangue azul nas veias. Verdadeiro “soldado” cruzeirense defende as cores do seu clube de coração com todas as forças sempre, contra tudo e contra todos por que como diria o saudoso Felício Brandi: “ nossa diferença é que eles tem tradição, nós temos história”. História grandiosa que deve ser aumentada e preservada sempre!