A ansiosa espera por um Clássico


Alô Nação Azul! Fim de carnaval, mas o nosso time já está a mil à espera do clássico, e os mais fanáticos torcedores, dentre os quais me incluo já contam ansiosamente as horas para sábado, na Toca III às 17h. Aliás, não é de hoje que estou na contagem regressiva, quando o Cruzeiro fez 2 x 0 na Caldense no último sábado  já estava pensando na escalação para esse que promete ser um clássico equilibrado. 

A ansiosa espera por um ClássicoGraças a Deus o carnaval está acabando! Tirando a folguinha esticada do trabalho, assino em baixo quando os Titãs cantaram “Carnaval, carnaval…Eu fico triste quando chega o carnaval!”. As notícias de futebol ficam escassas, as novidades, contratações o esporte em geral desaparece. Eu não sou anti-social, mas bem de longe curto o carnaval Paulista e Carioca que nos empurram goela abaixo na TV. Aliás, passei o carnaval morrendo de inveja assistindo as Olimpíadas de Inverno em Vancouver no Canadá, eu derretendo de calor aqui, e as geleiras derretendo nas montanhas por lá, que contra senso!

Mas voltando ao que interessa, o que esse clássico nos aguarda? Acho que como das outras vezes o discurso sensato e comedido de todo cruzeirense é de que será um bom jogo, equilibrado coisa e tal… Mas convenhamos…Que moral tem esse time atleticano para entrarmos respeitando eles em campo? O que ganharam? O que tem de sensacional a equipe? Variações táticas? Craques imprevisíveis? Não!!!! Eles tem um atacante entre os Tops do último brasileiro e um técnico que é endeusado a todo momento. Nada contra eles quererem venerar o comandante, até porque o nosso treinador é por muitos venerado como a estrela do clássico: Meter 5 x 0 nelas em pleno Mineirão dois anos consecutivos na disputa de um título estadual, é para ter moral mesmo.

O discurso do outro lado é de que vão nos golear…Somente um desastre para isso acontecer. Em condições de igualdade, o Cruzeiro está a anos luz à frente daquela equipe que a todo ano tenta se reerguer dos vexames que dá na presença de sua iludida torcida. Como disse, temos que descer do muro, o Cruzeiro é o favorito para vencer, e se não vencer jogando com o time titular será uma zebra daquelas. Eu não quero 5 agora…pode deixar para a final que fica mais gostoso…

Quanto à escalação da equipe celeste, deverá mesmo ser a equipe titular com mudanças apenas no meio de campo e na zaga, isso se AB não estiver “maquinando” nenhuma novidade. Na zaga, sinceramente depois de partidas convincentes contra o Velez e contra a Caldense eu seria capaz de dar um crédito para Thiago Heleno, deixando Caçapa no banco. Eu só confio no zagueiro Leonardo Silva de todos os que temos. Motivo: Caçapa às vezes inventa e perde bolas em jogadas individuais infantis,
aí dou o ponto para Thiago Heleno, que quando precisa dar chutão, acerta até os companheiros no banco e quando erra é de ruindade mesmo, não por displicência. Gil é muito afobado, e raramente aos 20 min do primeiro tempo ele ainda não recebeu o cartão amarelo.

No meio de campo, teria chegado a hora de Bernardo estrear em clássicos?

No ano passado sequer no banco ficou nos primeiros clássicos do ano. No clássico que antecedeu a grande final da Libertadores quando se esperava que ele fosse atuar, também foi “poupado” e nem no banco ficou e sequer jogou a final também. Eu que disse no último texto que pararia de apoiá-lo caso continuasse como um morto em campo, vi evolução no seu futebol. Já está mais ligado, participando mais do jogo, chamando a responsabilidade e marcando, o que também é importante. Mas concordo com o técnico, o adversário também influencia e seria o chamado teste de fogo para Bernardo concretizar sua saída dos juniores para o profissional tendo uma boa atuação no clássico. Ao contrário do que muitos pensam, toda a torcida quer vê-lo brilhando, já que é um orgulho imenso ver jogadores formados Na Toca I despontando na nossa equipe titular. Se for ele o escolhido que tenha toda a sorte do mundo.

No mais é continuar aqui tirando poeira do meu ingresso esperando essas horas intermináveis para sábado empurrarmos o Cruzeiro para uma grande vitória e depois dormir pensando no Colo Colo, próximo adversário pela Libertadores.

E mesmo que esse clássico não valha nada, uma vitória é sarro garantido com os atleticanos ao menos até a final do Mineiro.

E participe da campanha Mosaico de Flanelas, eu já estou com a minha.

Abraço!
Até a próxima!