Fazendo as contas: Empate programado e ajuda dos rivais melhoram chances do Cruzeiro



Óbvio que o torcedor do Cruzeiro, tão acostumado a brigar na parte de cima da tabela, não comemorou o empate com o Palmeiras como se fosse um excelente resultado.

A obrigação da Raposa de reagir na competição e de descontar a diferença para os principais concorrentes do Brasileirão não permitem que, neste momento, o torcedor celeste vibre com a conquista de um ponto, afinal ficaram também dois pelo caminho.

Nas contas do Guerreiro dos Gramados para a conquista dos 67 pontos, porém, o empate com o Palmeiras já era programado. Além disso, a rodada ajudou bastante e o resultado ficou ainda mais interessante, muito embora o Cruzeiro tenha “gasto” um empate que poderia substituir uma vitória que não venha mais adiante e o aproveitamento de pontos necessário para atingir os 67 tenha ficado ainda mais alto.

A parte boa é que os tropeços de Corinthians, Vasco e Flamengo aumentaram significativamente as chances de uma equipe que alcançar a meta planejada de 67 pontos ficar com a taça e praticamente garantiram que esta meta seja suficiente para a Libertadores.

A 21ª rodada, portanto, acabou sendo positiva, mas a Raposa ainda terá muito trabalho para alcançar a pontuação almejada e não tem folga. Na próxima rodada, mesmo que os adversários tropecem mais uma vez, o Cruzeiro irá se complicar bastante caso não consiga derrotar o Fluminense. Daqui para frente, vencer em casa é obrigação, ou então as contas ficarão ainda mais complicadas.

Vamos calcular

Meta: 67 pontos

Aproveitamento necessário: Subiu de 74,1% para 76,47%

Resultados almejados: 12 vitórias, 3 empates e 2 derrotas

Chance de título: Subiram de 18,9% para 28,8%

Chance de Libertadores: Subiram de 99,7% para 99,8%

Tabela restante

Fluminense – (C) – 3 pontos

Santos – (F) – 1 ponto

América (C) – 3 pontos

Coritiba (F) – 1 ponto

Vasco (C) – 3 pontos

Grêmio (F) – 3 pontos

São Paulo (C) – 3 pontos

Bahia (F) – 3 pontos

Corinthians (C) – 3 pontos

Atlético-GO (C) – 3 pontos

Botafogo (F) – 0 pontos

Flamengo (F) – 0 pontos

Internacional (C) – 3 pontos

Avaí (F) – 3 pontos

Atlético-PR (C) – 3 pontos

Ceará (F) – 1 ponto

Atlético-MG (C) – 3 pontos