O efeito “sem Dedé” (Cruzeiro 0 x 2 Ceará – Campeonato Brasileiro – 28ª rodada)


Salve, guerreiros!

Há algumas semanas escrevi aqui para o Guerreiro dos Gramados a coluna de eliminação do Cruzeiro na Libertadores 2018. Àquela coluna eu intitulei “Efeito Dedé”. Hoje a reflexão trata do “Efeito sem Dedé”. Podemos concluir que se a Raposa perder o zagueiro, grande parte de seu sucesso defensivo se vai com ele. O que o modesto time do Ceará fez ontem com nossa zaga foi digno de comédia pastelão. Vamos verificar no decorrer da analise algumas outras situações que estamos sem entender.

O jogo

Antes da partida começar, houveram merecidas homenagens ao camisa 1 celeste. Poucos times no mundo devem ter um atleta que alcançou expressiva marca com sua camisa. Entretanto, não foi o clima festivo o responsável pelo revés. A Raposa jogou sério, mas, não conseguiu vencer o fechado Vozão e seu goleiro Everson. O Ceará por sua vez, fez com o Cruzeiro o que a Raposa normalmente tenta fazer com seus adversários, mas, o time celeste não tem a velocidade que o Ceará apresentou ontem. O vozão mereceu os três pontos.

Primeiro tempo

Essa etapa da partida foi de amplo domínio celeste. A Raposa demorou a finalizar, mas quando o fez, exigiu defesa importante de Everson, ou, acertou a trave. A noite não parecia mesmo ser do Maior de Minas. Em vários lances as finalizações desviavam nos atletas cearenses terminando em escanteios, todos não aproveitados pelo time celeste. O zero no contador não refletiu a superioridade do Cruzeiro nesse primeiro tempo.

Segundo tempo

O Cruzeiro voltou disposto a definir o jogo. Não conseguiu apesar do volume apresentado. O Ceará fechadinho explorava os contra-ataques. Aí é que começam os questionamentos deste colunista: O que houve com o Lucas Silva? Por que de repente ele passou a ser preterido em função do Ariel Cabral, que falhou dando origem a primeiro gol adversário?

Com a desvantagem, o volante argentino foi sacado para a entrada de Raniel. Thiago Neves deu lugar a Deivid, que perdeu uma bola bizarra e deu origem ao segundo contra-ataque mortal do Ceará. Sem Dedé, o time dirigido por Lisca Doido fez o que quis com nossa zaga. Ninguém conseguiu cortar, antecipar, fazer falta, qualquer coisa que nos livrasse da derrota.

Por esse motivo, Deivid fica com nosso Guerreiro de Lata de hoje. Não teremos Guerreiro de ouro hoje. Ninguém merece. Agora é juntar os cacos dessa derrota ridícula e e somar 9 pontos no mínimo nas próximas três rodadas que enfrentaremos, em tese, times mais fracos. Só não pode repetir os erros toscos da noite desta quarta.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 0 X 2 CEARÁ

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 24 de outubro de 2018, Quarta-feira
Horário: 19 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)

Gols: Arthur, aos 17 e aos 35 minutos do segundo tempo (Ceará)
Cartões: Thiago Neves (Cruzeiro); Ricardinho (Ceará)

CRUZEIRO: Fábio; Edílson, Manoel, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral (Raniel), Thiago Neves (David), Rafinha (Lucas Silva), Robinho e Barcos
Técnico: Mano Menezes

CEARÁ: Everson; Fabinho, Tiago Alves, Luiz Otávio, João Lucas, Richardson, Juninho, Ricardinho, Calyson (Felipe Azevedo), Arthur, Leandro Carvalho (Valdo) Técnico: Lisca

Próximo compromisso da Raposa será contra o lanterna da competição, o Paraná Club. Espero que o time paranaense pague o pato da derrota da rodada 31 diante do Vozão. O jogo será no próximo sábado também na Toca da Raposa 3. Até lá, China Azul.

Guerreiro dos Gramados. Nossa torcida, nossa força!

Por: Álvaro Jr