Requintes de final (Grêmio 1 x 2 Cruzeiro Campeonato Brasileiro 35ª rodada)


Salve Guerreiros! Um jogo com requintes de final nesta quinta-feira, amigos. Um Grêmio vindo de uma sequência excelente podendo terminar a rodada em terceiro lugar, jogando em casa sob sua fanática torcida e há vários jogos sem perder. Do outro lado o atual campeão brasileiro (parece que vamos continuar usando essa frase) vindo de três vitórias sendo duas em casa e uma fora (Santos) e saindo de seu momento mais conturbado na competição em que o desgaste das duas temporadas em alto nível trouxe junto, o jogo era promessa de espetáculo, e foi.

O jogo

Um jogo de tempos distintos, onde um deles só de Grêmio e no outro, praticamente só deu Cruzeiro. Mais uma vez a arbitragem aparece, o que no caso, é muito ruim para o espetáculo. O homem de preto apita faltas em demasia para a Raposa, mas o Grêmio reclama de alguns lances, a meu ver, sem razão.

Primeiro tempo

Foi um péssimo primeiro tempo do Cruzeiro, mas isso já não me assusta mais, a sensação que passa é que para administrar o desgaste, a comissão técnica celeste tem pedido aos atletas para dosar o ritmo no primeiro tempo das partidas. Perdemos Ceará e Marquinhos por lesão, entretanto as entradas de Mayke e Willian melhoram o poder de fogo do time. Uma finalização apenas teve a Raposa na primeira etapa com Julio Baptista aos 31’ de jogo. Pouco pra quem tem o melhor ataque do campeonato e almeja garantir o título, mas corrobora com minha tese de que o time entra e joga se poupando nos 45’ iniciais das partidas. O gol tricolor saiu de um erro de domínio de Julio Baptista que Riveros aproveita para chutar sem chance de reação para Fábio.

Segundo tempo

Mais um ajuste de intervalo do Marcelo Oliveira e a visível “poupança” no primeiro tempo virá ataque na segunda etapa. O Cruzeiro toca a bola com inteligência e chega ao gol de empate com Ricardo Goulart. Ao Grêmio restava se lançar ao ataque para buscar a vantagem oferecendo a matreira Raposa os contra-ataques, e nisso, ela é mortal. Em um deles Maike inteiro com a bola dominada faz um passe magistral para Everton Ribeiro ganhar do zagueiro e tocar na saída de Ghroe para calar a Arena e decretar a quarta vitória seguida do virtual campeão brasileiro de 2014. O ímpeto gremista obriga a defesa celeste a jogar com perfeição, e até obriga Fábio a operar um milagre defendendo uma bola de Barcos em um chute a queima-roupa da linha da pequena área. Que pintura de defesa!

Falta apenas uma vitória domingo em casa contra o Goiás, e diferentemente do ano passado, a festa pode ser feita diante de seu torcedor em um Mineirão que esperamos estar lotado. Entretanto, um tropeço do São Paulo ante ao Santos pode nos dar o título até com uma derrota, mas claro, ninguém espera isso.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 2 CRUZEIRO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 20 de novembro de 2014, quinta-feira
Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Cartões amarelos: Zé Roberto, Riveros e Pará (Grêmio); Mayke, Samudio e Willian Farias (Cruzeiro)
GOLS: GRÊMIO: Riveros.
CRUZEIRO: Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Riveros (Alán Ruiz), Ramiro, Luan (Giuliano) e Dudu; Barcos (Lucas Coelho)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CRUZEIRO: Fábio; Ceará (Mayke), Léo, Bruno Rodrigo e Samudio (Egídio); Nílton, Willian Farias, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marquinhos (Willian) e Júlio Baptista
Técnico: Marcelo Oliveira

Próximo compromisso pode ser o jogo do Tetra, como já dissemos acima. Mineirão Domingo contra o Esmeraldino do centro-oeste. Até lá China Azul!

Guerreiro dos Gramados. Nossa torcida! Nossa força!

Por: Álvaro Júnior