Marcelo Moreno, O Flecheiro é ser humano


Salve Guerreiros! Quero aproveitar a deixa que o Grêmio me deu por força de contrato não permitindo que o Moreno jogasse contra eles para devassar a participação do jogador pelo Cruzeiro nesse campeonato brasileiro de dois mil e quatorze.

O que me motivou a escrever a coluna, mais uma vez, foram as cornetas estridentes das redes sociais retumbando contra o Flecheiro, e certamente, os corneteiros de plantão não gostarão da leitura. Entretanto, se você é um cruzeirense ponderado como eu, está convidadíssimo à leitura da coluna.

Marcelo Moreno pode não ser o atacante dos sonhos de todos os cruzeirenses, mas ele tem sido muito eficiente atuando com a camisa celeste. Tem identificação com a torcida em função de sua primeira passagem aqui, e mais importante, tem obediência tática fundamental ao comando do Marcelo Oliveira, o que explica sua permanência na equipe.

Moreno marca gols, marca adversários, abre espaços, faz jogada pelas pontas, cruzamentos e demonstra muita vontade, gana de vencer, característica patente aos jogadores celestes.

Não é a falta de opção que o mantém no time, como alguns pensam. Dagoberto tem condições de atuar, Willian tem jogado com frequência, Marlone integra o grupo, Alisson pode atuar na frente, opções o treinador tem de sobra, mas os motivos que citei acima tem feito Oliveira mantê-lo no time.

Entretanto, se você pertence aquele grupo de céticos que não acredita em nada sem comprovação, vamos a alguns números que concretizam o que falei acima:

  • São 6 gols, é o vice artilheiro apenas atrás do Ricardo Goulart;*
  • São 18 finalizações, é o primeiro no time;*
  • Foram 2 cruzamentos certos, lembrando que ele não é ala ou lateral;*
  • Dos 10 dribles tentados, ele acertou 8, isto é 80% de aproveitamento;*
  • Daqueles dois cruzamentos certos, 1 resultou em gol, 50% de aproveitamento;*
  • Ainda realizou 3 desarmes em 5 tentados, 60% e acertou 2 lançamentos.*

Isso me faz respeitar a escolha de Marcelo Oliveira pelo Flecheiro. Nosso comandante sabe o que faz. Moreno ainda recompõe a defesa quando o Cruzeiro perde a bola fazendo o “primeiro combate” o que ajuda a frustrar as investidas adversárias, o que corrobora com seus números de desarme.

O grande problema é que o Flecheiro, assim como eu e vocês que leem esse texto, é ser humano! Acerta e erra como cada um de nós. Não dá pra ser 100%, mas sendo eficiente, e eu penso que é, está cumprindo seu papel, e se o faz, merece nosso apoio.

Guerreiro dos Gramados. Nossa torcida! Nossa força!

Por: Álvaro Reis Junior