Zezé Moreira


No dia 10 de abril de 1998, Zezé Moreira, comandante do Cruzeiro na conquista da Taça Libertadores de 1976, morria aos 90 anos no Rio de Janeiro. O Fluminense nascido na cidade de Miracema foi atleta e técnico de futebol. 

Como jogador atuou pelo Sport Clube Brasil, extinto time carioca, Palestra Itália (Palmeiras), Flamengo e Botafogo.  Formado em educação física foi técnico do próprio Botafogo, onde iniciou sua carreira como treinador. Passou também por Fluminense, onde teve sob seu comando Telê Santana, Vasco da Gama, Corinthians, São Paulo, Bahia e Seleção Brasileira, comandando a equipe na Copa do Mundo de 1954 na Suíça. 

Mas foi no Cruzeiro que conquistou o título de maior expressão. Sob seu comando brilhou pela primeira vez na América La Bestia Negra. Apesar de ser conhecido como um técnico retranqueiro fez do Cruzeiro, na disputa da Taça Libertadores de 1976, um time muito ofensivo, marcando na competição 46 gols.

Foi Zezé que introduziu o sistema de marcação por zona no Brasil. Ele também protagonizou histórias curiosas. Na eliminação do Brasil na Copa de 1954 para a Hungria o treinador reagiu a uma cusparada que recebeu de um jogador do time adversário dando uma chuteirada no técnico húngaro, Gustav Sebes, também ministro do esporte da Hungria. Outro fato também bastante conhecido e contado pelos atletas cruzeirenses que disputaram a Libertadores de 76 aconteceu na partida decisiva entre Cruzeiro e River Plate.

O cronômetro marcava 43 minutos do segundo tempo e o arbitro marcou uma falta próxima à área argentina. Para quem tinha Nelinho, um dos maiores cobradores de todos os tempos no mundo, aquela era a grande chance de converter a cobraça e conquistar a Taça. Mas, enquanto o arbitro, jogadores do River e Nelinho tentavam se entender, Joãozinho, o Bailarino da Toca, aproximou-se e bateu na bola, que morreu dentro da meta de Landaburu. Ao fim do jogo, enquanto todos comemoravam a vitória, Zezé xingava Joãozinho, já que o batedor deveria ter sido o lateral direito.

Com certeza Zezé Moreira será eternamente lembrado pelo torcedor cruzeirense. A ele nossa gratidão por ter estado conosco no caminho que fizemos para conquistar a América!

Fotos: Divulgação/Internet