William Douglas Menezes: o volante Douglas


William Douglas Humia Menezes, conhecido apenas como Douglas, ficou famoso por sua forte e eficaz marcação e também pela boa saída de bola.  

Nome completo: William Douglas Humia Menezes
Nascimento: 01/03/1963
Posição: Volante
Nacionalidade: Brasil
Naturalidade: Belo Horizonte
Altura: 1.79m
Peso: 75kg
Apelido : Douglas

Douglas começou a jogar pelo Cruzeiro nas categorias de base em 1974, quando tinha apenas 11 anos, sempre se firmando entre os titulares. Teve a sua primeira chance entre os profissionais em 1981, no time de Procópio Cardoso, mas o time em que conseguiu se firmar foi o do técnico Didi, em 82.

Douglas nunca mais saiu do time titular e tornou-se ídolo da torcida num período de poucas glórias para o clube, a década de 80. Mesmo em um time não tão forte, Douglas foi convocado para a seleção em 1983, para a Copa América e depois em 87 na mesma competição, onde foi um dos principais jogadores. Na seleção, ele viveu duas frustrações, quando não foi para a Olimpíada de Seul por causa de uma contusão e também quando não foi convocado para a copa de 86.

O volante saiu do Cruzeiro em 1988, quando se transferiu para a Portuguesa e depois para o  Sporting Cristal. Voltou ao time celeste em 1992, para compor a equipe conhecida como “Dream Team”, conquistando vários títulos. Um fato inédito ocorreu nesta época em que Douglas estava no Cruzeiro:  ao chegar perto do fim de seu contrato, os jogadores do próprio elenco fizeram um movimento exigindo da diretoria a renovação, o que mostrou que Douglas além de uma peça importante no elenco, era também um jogador querido pelos colegas.

Em seus 10 anos vestindo o manto sagrado, o guerreiro Douglas conquistou os seguintes títulos:

  • Supercopa Libertadores: 1992
  • Copa do Brasil: 1993
  • Campeonato Mineiro: 1984, 1987, 1992 e 1994

Em 2006 acertou com o Cruzeiro e iniciou como técnico do time do Itaúna (MG) em um projeto da Raposa que colocou jogadores cruzeirenses para disputar o campeonato mineiro (série C 2006) vestindo a camisa do Itaúna. Após essa passagem, foi convidado, em 2007, a dirigir a Jataiense (Raposa goiana) para o Goianão 2008 (1ª Divisão), sendo essa, então, sua segunda equipe como treinador e primeira em uma divisão principal do futebol brasileiro.

Atualmente aos 46 anos, Douglas também é fazendeiro em Minas Gerais, tem duas empresas e oito lojas em Belo Horizonte.