‘Wanchope’ Ábila: o novo homem-gol?


Salve, China Azul!

A diretoria do Cruzeiro saiu do marasmo e começou a se movimentar. Na noite da última quarta-feira (22), o Cruzeiro anunciou a contratação do centroavante argentino Ramón Ábila, ex-Huracán. A equipe celeste adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador de 26 anos. ‘Wanchope’, apelido pelo qual é conhecido na Argentina, assina por quatro temporadas, e chega para suprir uma carência do elenco celeste: o homem de referência no ataque.

O atacante conta com bons números em sua carreira como profissional. Revelado pelo Instituto de Córdoba, da Argentina, Ábila foi emprestado para alguns outros times de divisão inferior do seu país, quase sempre sem muito destaque. Voltou ao Instituto no final de 2013 e chamou a atenção do Huracán, que tinha acabado de ser rebaixado para a segunda divisão argentina. E foi com a camisa do ‘El Globo’ que ele se tornou protagonista.

Seus gols foram fundamentais não somente para que o Huracán voltasse à elite do futebol argentino, mas também na conquista da Copa Argentina, em 2014, e no vice-campeonato da Copa Sul-Americana, onde foi o artilheiro com cinco gols. Além disso, foi vice-artilheiro da última edição do Campeonato Argentino, com 11 gols, e marcou cinco gols na edição deste ano da Taça Libertadores. Nesta temporada tem ótimos números: 16 gols em 24 partidas. Ao todo, pelo ‘El Globo’, foram 108 jogos e 53 gols. Vale ressaltar, que o atacante marcou duas vezes contra o Cruzeiro,  na derrota celeste por 3 a 1 para sua equipe, na Argentina, pela fase de grupos da Libertadores 2015.

Sua média é bastante superior ao de todos os atacantes celestes. Rafael Silva, que tem os melhores números nesta temporada, marcou seis gols em 17 jogos; logo em seguida vem Douglas Coutinho, que marcou quatro gols em 15 jogos. Willian e Riascos marcaram apenas um gol, sendo que o Bigode jogou 18 vezes e o colombiano apenas sete (Riascos, no entanto, marcou 10 gols em 17 partidas pelo Vasco).

O Cruzeiro é uma das equipes que mais finaliza no campeonato, e uma das que menos marcou gols. São várias chances perdidas antes de haver uma convertida em gol, como destaquei em minha coluna há alguns dias. Ábila chega para ser o fazedor de gols que falta no Cruzeiro, o atacante de referência que falta no elenco. Além da alta média de gols, é um atacante de muita força física e presença de área. Todavia, seu bom desempenho no futebol argentino não implica, diretamente, no seu sucesso no Brasil. Há uma série de fatores a serem considerados, como adaptação ao esquema tático, ao futebol brasileiro e até ao país. Em alguns casos, este processo é mais demorado, e requer paciência do torcedor (sinceramente, é o que menos temos nesta atual conjuntura). A chegada de mais um estrangeiro no elenco também é algo a ser destacado, já que apenas cinco podem ser relacionados em cada partida, e o Cruzeiro conta com seis jogadores nesta situação.

Entre prós e contras, Ramón Ábila será apresentado e, como vinha jogando regularmente no futebol argentino, tão logo seu nome for publicado no BID, já deve ter condições de jogo. Que venha com fome de gols, disposto a desempenhar o máximo pela equipe. Se empenhando, já tem o apoio de grande parte da torcida.

Seja bem-vindo, Wanchope!

Por: Pedro Henrique Paraíso

Foto: Facebook Oficial do Cruzeiro Esporte Clube.