tostao_cruzeiro

“Vocês não são craques, são artistas”

Salve, Salve, China Azul! Algumas coisas no futebol são eternizadas: conquistas, festa bonita nas arquibancadas, futebol encantador, jogos históricos. Algumas vezes é tão espetacular que falta adjetivo pra explicar o quão belo é o momento. Com isso, algumas expressões ficam eternizadas nas páginas heroicas imortais.

No último domingo, dia 17 de janeiro de 2016, se estivesse vivo, Gavriil Dmitrievich Kachalin completaria 115 anos de vida. Ele teve uma carreira com conquistas importantes tanto como jogador quanto treinador. Entre as conquistas está a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1956 em uma de suas passagens comandando a seleção da União Soviética.

Mas você pode estar se perguntando: o que tem a ver um treinador russo com o Cruzeiro? Para entender melhor voltamos quase 44 anos no tempo. Dia 26 de fevereiro de 1972, dia de mais um jogo do Cruzeiro na viagem de mais de 2 meses à Ásia. Adversário era o, até então uma vez campeão soviético, Dínamo Tbilisi (atualmente da Geórgia) no estádio Senajan, na Indonésia.

Como se não bastasse o recorde de público do Cruzeiro no exterior em toda a sua história (mais de 100 mil pagantes), após a vitória celeste por 3 a 1, o treinador Kachalin (foto ao lado) não se exaltou e sobre o Cruzeiro afirmou: “vocês não são craques, são artistas!”

Como de praxe, time formado por Tostão, Eduardo, Batata, Dirceu e companhia apresentou um futebol envolvente e bonito neste tour pela Austrália e Ásia. Neste jogo na Indonésia, uma verdadeira multidão acompanhou e fez o ônibus da delegação demora uma hora em um trajeto de dez minutos. Jogadores foram tratados como artistas. Esta e outras histórias se perdem no meio de tantas outras importantes.

Além das conquistas no campo com títulos, outras fora dele, como o reconhecimento, são muito importantes. E isto o Cruzeiro tem! Podemos dizer com orgulho que nosso clube tem histórico de times com técnica e belo futebol e representa bem o país do futebol. Temos sempre que valorizar a história rica e vitoriosa do Cruzeiro Esporte Clube!

Por: Sidney Júnior