Vá pra baixa da égua com essa conversa! (Tricordiano 0x1 Cruzeiro – 4ª rodada do Campeonato Mineiro 2016)


Ganhou, enganou e pouco evoluiu. O Cruzeiro venceu a modesta equipe do Tricordiano, na noite deste sábado, em jogo válido pela 4ª rodada do Campeonato Apoio Mineiro 2016, pelo magro placar de 1×0, na Arena do Jacaré. A equipe comandada pelo técnico Deivid venceu a partida com o gol solitário do meia De Arrascaeta, mas não fez aquela boa exibição que o torcedor esperava. A Raposa dorme na liderança do Mineiro, mas pode perder a posição para o rival Atlético/MG, caso o alvinegro pontue em sua próxima partida.

O jogo

Nenhuma diferença do que vimos nas últimas partidas do Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro. É aquela mesma equipe que domina o jogo, tem maior posse de bola, mas erra muito, finaliza pouco e marca apenas um gol. A Raposa dominou grande parte da partida, fez seu gol e depois tomou um baita de um sufoco para o Tricordiano. Se não fossem Dedé e Fábio, talvez não teríamos somado os 3 pontos que conquistamos hoje. Sem mais delongas, o jogo foi isso. Vem sendo isso. Nenhuma grande exibição, e o time deixou muito a desejar, já que no meio da semana fez uma bom jogo contra o Fluminense, em termos ofensivos, e hoje não conseguiu marcar muitos gols. E ainda tomou alguns sustos lá atrás. Haja paciência!

Comentário do colunista

Há uma forte incoerência dentro do Cruzeiro. A diretoria e os atletas se dizem surpreendidos pela inteligência e pelos conhecimentos sobre o futebol que o técnico Deivid possui. O treinador, por sua vez, afirma que conversa bastante com os jogadores e que procura saber em qual posição é que eles gostam de jogar. Mas o fato é que o Cruzeiro ainda não convenceu dentro das quatro linhas, e Deivid tem utilizado alguns jogadores justamente em posições opostas às que eles afirmam jogar. Por exemplo, Alisson gosta de atuar pela esquerda e foi utilizado na maioria das vezes na direita. Élber sempre jogou pela direita e hoje foi colocado na esquerda. E o tal do Sánchez Miño, que até hoje não mostrou a que veio e que ainda não convenceu, diz jogar em todas as posições pelo lado esquerdo e até hoje não mostrou um futebol diferenciado, apesar de ser titular absoluto sob o comando de Deivid.

Além dessas incoerências internas, quero colocar outra questão: nenhum time do mundo consegue entrosamento se não haver repetição de escalação e de esquema tático. Até hoje Deivid não conseguiu repetir a equipe do Cruzeiro. Não acho que seja a forma mais correta de se fazer testes. Penso que os testes devem ser feitos quando a equipe tiver pelo menos um padrão de jogo. Temos visto um Cruzeiro desorganizado no meio-campo, frágil defensivamente, pouco criativo no meio e que marca poucos gols.

Faça o arroz com feijão, Deivid. Defina o esquema tático e as orientações à equipe; defina um onze inicial coerente e depois faça os testes, aos poucos, em partidas e momentos propícios para isso; treine bolas paradas; ajuste a defesa. E vá pra baixa da égua com essa conversa de colocar Alisson na direita, Élber na esquerda, Miño no time titular e outras proezas. E vê se não senta no banco de reservas quando o time estiver perdendo, como fazia o Luxemburgo. Vá orientar a equipe independentemente do resultado, como fazia Mano Menezes. Abre o olho, aprendiz de profexô!

Raposa de ouro vai para o zagueiro Dedé, que salvou o Cruzeiro do empate, no finalzinho do jogo. Destaque também para a estreia de Lucas Romero, que fez muitos desarmes e se mostrou um touro na disputa de jogadas. A raposa de lata vai para Sánchez Miño, que errou muitos passes, não impressionou e ainda não mostrou muito futebol para ser titular do Cruzeiro.

FICHA TÉCNICA

TRICORDIANO 0X1 CRUZEIRO

Motivo: 4ª rodada do Campeonato Apoio Mineiro 2016.

Horário e Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). Sábado, 20 de fevereiro de 2016, às 19h30.

Arbitragem: Marco Aurélio Augusto (FMF), auxiliado por Magno Arantes Lira (FMF) e Marciano Pires de Lima (FMF).

Gols: De Arrascaeta (Cruzeiro).

Tricordiano: Marcão; Marquinhos, Bruno Costa, Preto Costa e Gérson; João Paulo, Rodrigo Paulista, Bruno Moreno e Juninho; Diogo Capela e Leandro Love. Técnico: Josué Teixeira.

Cruzeiro: Fábio; Fabiano, Dedé, Bruno Rodrigo e Fabrício; Henrique, Lucas Romero, Sanchez Miño (Ariel Cabral) e De Arrascaeta; Alisson (Élber) e Willian (Rafael Silva). Técnico: Deivid.

 

No próximo domingo o Cruzeiro terá pela frente o clássico contra o América/MG. Será mais um importante teste para a equipe comandada pelo técnico Deivid.

Guerreiro dos Gramados: nossa torcida, nossa força!

Por: Pedro Henrique Campos