A tal da “Mobilização”


Salve, salve China Azul!

Bom dia, boa tarde ou boa noite, dependendo do horário que estiver lendo esta coluna.

Venho observando a acalorada discussão nas “redes” sobre a mobilização (ou melhor a NÃO mobilização) da torcida celeste no Brasileirão 2014 . Muita gente escrevendo por emoção pura, outros com alguns bons argumentos e o debate é válido.

Muito se fala em valores de ingresso, falta de incentivos pelo programa de sócio, problemas de deslocamento e acessibilidade ao estádio, falta de segurança e também tudo isso contribui para o debate.

Mas toda hora pinta um: “…ahh, mas a torcida não está tão mobilizada este ano.”

Bem, amigo torcedor, vamos com calma.

Realmente a torcida no estádio teve uma queda em média de 5 a 10 mil torcedores em jogos equivalentes. Quem frequenta a Toca 3 percebe isso a olhos vistos, quem acompanha números também atestam o fato. Porém tem algo que passa quase despercebido nisso tudo:

Este ano tivemos até agora quatro “invasões” da torcida celeste em estádios pelo país: Atlético Paranaense x Cruzeiro em Brasília – Quase 10 mil torcedores celestes, Botafogo x Cruzeiro – Quase 7 mil torcedores celestes no Rio, Fluminense x Cruzeiro – Falam em 8 a 10 mil torcedores, além de São Paulo x Cruzeiro – 6 mil torcedores lotando todo o espaço celeste e em vários momentos calando o torcedor paulista.

Posso estar enganado, mas não lembro de um movimento tão bom de nossa torcida em estádios fora do estado como neste ano.

Quando vejo que um jogo 19h30 contra o Atlético Paranaense, entre meio aos jogos contra São Paulo fora (com muita torcida celeste) e o ex-clássico do próximo domingo com público de 20 mil torcedores, penso que não é tão grave a tal da desmobilização, se é que ela realmente existe.

É o jogo contra nosso maior rival que se aproxima. É pouco? É o jogo que pode nos deixar a 10 pontos na liderança. Continua pouco? É dia de festa, chamar os amigos, fazer o velho churrasco próximo ao estádio (tente encontrar um lugar), levar faixas, bandeiras, garganta e toda alegria celeste e isso requer preparação, além de muito $$$$$.

Pela movimentação na venda de ingressos, tenho certeza que o público passa dos 50 mil no domingo. Também acho que a partir deste jogo, todos os jogos terão um mínimo de 25 a 30 mil até o final do campeonato, uma boa média. Além disso, temos jogos contra Corinthians, Inter, Palmeiras, Botafogo e Fluminense no Mineirão, jogos que terão público entre 35 e 45 mil torcedores.

Então, mais importante que ter a tal da mobilização falada o tempo todo, é os torcedores que estiverem no estádio apoiarem, cantando sempre, jogando junto, cantando, pois #CantaQueSaiGol.

Um abraço a todos e lembrem-se sempre, um filho guerreiro não foge à luta.

ps.1.: não sou o Tião das Rendas.

ps.2: Os dados informados tirei de memória e pode ter algum erro de 10% para mais ou para menos, mesmo assim o Cruzeiro continua Líder de tudo no campeonato!