Sorín de volta e classificação assegurada: As principais alegrias deste domingo


Salve nação celeste invicta em 2009! Peguem a tabela do Mineiro e tentem eliminar o Cruzeiro da próxima fase. Após este domingo a tarefa, que há umas duas rodadas já exigia que resultados absurdos fossem colocados para ser realizada, se tornou impossível.  Enquanto isso, as demais equipes, incluindo o Atlético-MG, ainda tem que se preocupar com a calculadora. 

A partida de ontem serviu para selar de vez a classificação para a próxima fase e colocar apenas a garantia da liderança como objetivo nas quatro rodadas que faltam da primeira fase do Estadual. E para tal fim, o Cruzeiro precisa de apenas 8 pontos em 4 jogos, ou de 2 vitórias e 2 empates ou 3 vitórias e 1 derrota. Isso se o Atlético-MG vencer todos os seus jogos. Essas contas mostram que cada vez mais as nossas atenções podem se voltar para a Libertadores, a taça mais cobiçada da temporada (antes do Mundial, é claro).

Sobre a partida contra o Ituiutaba algumas situações merecem destaque. A principal delas foi a reestreia de Sorín. Não quis comentar minhas expectativas antes de vê-lo em campo, mas hoje me sinto a vontade para dizer que o Pássaro Azul as superou com folgas ontem. Sorín não se escondeu da partida, deu carrinhos e mostrou a raça de sempre. Sua atuação deixou a esperança de que, mais do que um reforço de experiência no elenco, Sorín será um reforço efetivo com os quais os adversários terão que se preocupar.

Outro ponto positivo foi a atuação do setor ofensivo, em especial de Kléber. O time finalizou quase 30 vezes ao gol ao longo da partida. Isso significa que a cada 3 minutos estivemos uma vez próximo do gol. E isso é muito! Kléber por sua vez foi o grande responsável por mudarmos o placar 4 vezes na partida, deixando a sua marca 3 vezes. O domínio do Cruzeiro sobre o Ituiutaba mostrou que a nossa equipe joga com respeito, vontade de vencer e em busca do gol sempre, sem desrespeitar o adversário com jogadas irresponsáveis, mesmo com 3 gols de vantagem e 2 jogadores a mais que o rival. (Não adianta chorar Kalil. A velocidade e habilidade do nosso time só é parada com falta e isso gera cartões para os adversários.). Com a partida que o Cruzeiro fez ontem, 4 gols até que foi pouco.

Por fim, que partida do Bernardo! Como joga esse menino! O rapaz finalizou algumas vezes e, por pouco, não marcou seu primeiro gol como profissional. Mas jogando desse jeito o primeiro gol é questão de tempo e será o primeiro de muitos. Olhando para o time que foi a campo ontem, a maioria dos jogadores são considerados reservas, e para os jogadores que ficaram no banco e não entraram, como Soares e Wanderley, dá pra torcida ter certeza de que o time tem este ano o que faltou no ano passado: Elenco.

Com este espírito otimista e a invencibilidade na temporada mantida vamos para a Bolívia em busca de manter a liderança do Grupo 5 e se aproximar da classificação para as oitavas da Libertadores. Na quarta-feira, às 21:50, o Cruzeiro volta a campo contra o Universitário de Sucre, pela 3ª rodada da 1ª fase da Libertadores. A delegação, que não conta com Sorín, Thiago Heleno (poupados) e Wellington Paulista e Fabrício (suspensos) viaja com apenas 19 jogadores. Pelo Mineiro, a equipe volta a campo no domingo, às 19:10, contra o Tupi no Mineirão.