Semi-final do Mineiro: Jogo a Jogo


Salve nação celeste! Foram definidos os 4 semi-finalistas do Campeonato Mineiro de 2009.  Junto com o nosso Cruzeiro, as equipes do Atlético-MG, Ituiutaba e Rio Branco confirmaram nas quartas-de-final   a melhor campanha na primeira fase e seguiram rumo à esta fase superando, respectivamente, Tupi, Uberaba, Democrata e América. 

Definidos os confrontos farei como na fase anterior e analisarei cada um dos dois confrontos, dando os meus palpites de quem chega a final. Na fase anterior, os palpites foram certeiros, o que aumenta o meu crédito como “vidente” (embora o campeonato esteja sendo bastante previsível). Vamos as análises.

Semi-final 1: Rio Branco (4º) X Atlético-MG (1º)

Rio Branco: Campanha na 1ª fase: 17 pontos. 5 V, 2 E, 4 D. 14 gols marcados e 12 gols sofridos. Saldo de 2. 
                    Campanha nas Quartas-de-final. Empate em 0 a 0 e vitória por 3 a 0 sobre o América.

                    Destaque: Márcio Guerreiro.

                    Artilheiro: Márcio Guerreiro com 7 gols.

Atlético: Campanha na 1ª fase: 26 pontos. 8 V, 2 E, 1 D. 24 gols marcados e 8 gols sofridos. Saldo de 16. 
              Campanha nas Quartas-de-final: Vitórias por 1 a 0 e 6 a 0 sobre o Uberaba.

               Destaque: Diego Tardelli

              Artilheiro: Diego Tardelli com 14 gols.

Confronto na primeira fase: Atlético-MG 2 X 0 Rio Branco pela 6ª rodada

O Atlético tem a melhor campanha entre os semi-finalistas e o Rio Branco a pior. No entanto, o Rio Branco está a 5 jogos sem perder e contará neste confronto com Márcio Guerreiro, seu grande destaque e que não enfrentou o Atlético na primeira fase quando o Atlético venceu por 2 a 0 no Mineirão em uma partida equilibrada. No entanto, o Rio Branco terá a dura missão de reverter a vantagem de dois empates do Atlético jogando as duas partidas no Mineirão. Uma zebra é até provável, mas é difícil imaginar que isto ocorrerá nas duas partidas. Acredito que o Atlético confirma sua vaga na final.

Semi-final 2: Ituitaba (3º) X Cruzeiro (2º)

Ituiutaba:     Campanha na 1ª fase: 20 pontos. 6 V, 2 E, 3 D. 20 gols marcados e 16 gols sofridos. Saldo de 4. 
                   Campanha nas Quartas-de-final. Empate em 0 a 0 e vitória por 3 a 0 sobre o América.

                   Destaque: Paulinho Pedalada.

                   Artilheiro: Paulinho Pedalada e Rodrigo Hote com 5 gols.
                   

Cruzeiro: Campanha na 1ª fase: 25 pontos. 7 V, 4 E, 0 D. 31 gols marcados e 8 gols sofridos. Saldo de 23. 
              Campanha nas Quartas-de-final: Vitórias por 1 a 0 e 7 a 2 sobre o Tupi.

               Destaque: Ramires

              Artilheiro: Kléber com 9 gols.

Confronto na primeira fase: Cruzeiro 4 X 1 Ituiutaba pela 7ª rodada

O Ituiutaba tem se firmado como um dos principais times do interior de Minas nos últimos anos. Ao lado do Ipatinga, que disputará a Série B, a equipe do Pontal do Triângulo era uma das únicas equipes do interior que já sabiam deste o início da temporada que representariam Minas Gerais no Campeonato Brasileiro no segundo semestre, no caso da Coruja, a Série C. Pode parecer pouco, mas entre as equipes do interior de Minas, como já deu para perceber, isto significa um destaque especial para a equipe do Ituiutaba principalmente se levarmos em conta que o time alcança as semi-finais do Campeonato Mineiro pelo 2º ano seguido. No ano passado, inclusive, vendeu caro a desclassificação para o Cruzeiro empatando o primeiro jogo em 4 a 4 e saindo na frente no segundo, permitindo a virada e o placar final de 3 a 1 que levou o Cruzeiro para a final. O detalhe é que, assim como neste ano, as duas partidas da semi-final  passada também foram no Mineirão.

Na primeira fase, a partida contra o Ituiutaba foi uma das melhores do Cruzeiro e a vitória celeste foi construída com facilidade. O grande problema do Cruzeiro na primeira fase foi dividir a atenção entre Libertadores e Mineiro escalando times mistos em várias rodadas. Este não deve ser o caso para a semi-final, principalmente para o primeiro, oito dias antes da próxima partida do Cruzeiro na Libertadores. É bem provável que o Cruzeiro busque resolver a questão no primeiro jogo, o que aconteceria com uma vitória por 3 ou mais gols de diferança. De qualquer forma, a diferença técnica entre um clube que disputa Libertadores e um que disputa a Série C é evidente e seria uma surpresa das maiores o Cruzeiro não conquistar sua vaga na semi-final o que significa que, correndo tudo dentro da normalidade, teremos uma nova final entre Cruzeiro e Atlético-MG.