Regulamento Libertadores 2011


A edição de 2011 da Copa Libertadores da América volta a ter o número de 38 participantes, extendido na edição anterior devido a inclusão de clubes mexicanos desistentes em 2009.

Algumas mudanças nos critérios de qualificação também ocorreram, sendo a principal delas a inclusão de uma vaga para o campeão da Copa Sul-Americana de 2010. Contudo, o país do campeão não ganha uma vaga extra, sendo substituída por uma das vagas previamente destinadas a cada confederação. Alguns países como Bolívia, Chile, Peru, Uruguai e México modificaram os seus métodos de qualificação para a Copa Libertadores.

Classificam-se para as oitavas-de-final os dois primeiros colocados de cada grupo. Caso haja igualdade de pontos, os critérios de desempate serão os seguintes:

1º Saldo de gols
2º Gols a favor
3º Maior número de gols fora de casa
4º Sorteio

Para as oitavas-de-final, o time de melhor campanha entre os primeiros colocados enfrentará o de pior retrospecto entre os que ficaram na segunda posição em seus grupos. O segundo jogará contra o sétimo e assim sucessivamente.

Desde as oitavas-de-final até a semifinal, os gols fora de casa definirão o classificado, caso haja igualdade em pontos e saldo de gols. A disputa por pênaltis é a última forma de desempate.

Caso duas equipes da mesma federação cheguem à semifinal em lados opostos, o cruzamento irá mudar para que elas se enfrentem nessa fase. Se três ou mais equipes do mesmo País sejam semifinalistas, a ordem das chaves serão mantidas.

Na decisão, se, ao final das duas partidas, as equipes empatarem em pontos e saldo de gols será disputada uma prorrogação de 30 minutos. Caso a igualdade persista, o campeão será conhecido nos pênaltis.