Reconhecimento da base estrelada


Fala Guerreiros!

A categoria de base é de extrema importância para a manutenção da equipe celeste. E não estamos falando, no momento, do time de futebol, mas do vôlei, em que a lógica permanece a mesma. Tradicionalmente, forma e revela jogadores para o time profissional, além de estimular no atleta uma identificação com o clube. A base do Sada Cruzeiro tem sido referência nacional no desenvolvimento de projetos para iniciação esportiva e formação de atletas. Os resultados são vistos nas quadras nos últimos anos, refletidos nas conquistas e o reconhecimento dos jogadores, tanto como coletivo, quanto individualmente.

Essa semana, cinco jogadores do time cruzeirense foram convocados para a seleção masculina sub-23. Dos dezoito nomes relacionados pelo técnico Maurício Motta Paes, o Sada Cruzeiro é a equipe que mais possui atletas cedidos. Foram chamados: o levantador Fernando Cachopa, os ponteiros Leozinho e Rodriguinho e os centrais Rômulo e Robert. Os jogadores se preparam para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado na Colômbia, de 18 a 25 de junho. Nove dos convocados estiveram no Mundial sub-21 do México, em que o Brasil foi superado pela seleção da Rússia, na semifinal, e na disputa do terceiro lugar, não conseguiu vencer a China, ficando em quarto lugar na competição.

Um dos levantadores mais jovens da Superliga, Fernando Gil Kreling, é reserva de William no time adulto. Fernando Cachopa, como é conhecido, chegou às categorias de base do Sada Cruzeiro em 2014 e em seguida já teve uma oportunidade no elenco profissional. O ponteiro Leozinho foi aprovado na primeira peneira das categorias de base do Sada Cruzeiro, em 2010, vindo da escolinha do Cruzeiro, onde treinava desde 2004. Cria da casa. Rodriguinho foi integrado às categorias de base do clube em 2014 e logo teve uma chance no elenco profissional da Raposa. O estreante da vez é o central Rômulo Henrique Batista Silva. O jogador de 21 anos é atleta da base celeste desde 2011. E finalizando, Robert Sousa de Araújo, central que defenderá a seleção mais uma vez.

O Ponteiro Leozinho é um dos convocados para a seleção Sub-23.

O Ponteiro Leozinho é um dos convocados para a seleção Sub-23. Foto: Arquivo Pessoal.

O Portal Guerreiro dos Gramados conversou com o ponteiro Leozinho, que está em Saquarema – RJ se preparando para o Sul-Americano. O jogador falou sobre sua vivência na base celeste. “A importância na base do Sada Cruzeiro sempre foi essencial pra minha evolução e consequentemente chegar a seleção brasileira. Os profissionais que trabalham no Sada sempre me ajudaram muito a evoluir, tanto como pessoa quanto como jogador. Tive uma base muito boa, e serei eternamente grato ao Sada Cruzeiro pela base que tive”, ressalta o jogador.

Ele também destacou a importância da valorização dos jovens atletas para que assim tenha um suporte no desenvolvimento da carreira no voleibol. “É muito gratificante para os jovens atletas do Brasil inteiro saber que o Sada Cruzeiro investe bastante nas categorias de base. Esse projeto começou em 2011, e só vem crescendo e melhorando com o passar dos anos, é um clube que nos oferece tudo o que precisamos”, comentou.

Ser convocado mais uma vez para a seleção foi muito gratificante para o jogador já que vem se preparando há bastante tempo. “É sempre uma enorme alegria ver seu nome naquela lista de convocados, saber que você terá a chance de defender seu país e vestir aquela camisa maravilhosa. Estou muito empolgado com essa nova chance, estou treinando bastante e os meus planos é que eu me torne um grande jogador, que um dia consiga chegar a seleção principal”, finalizou o ponteiro.

Uma grande equipe precisa formar talentos para seguir construindo elencos qualificados. A categorias de base tem o dever de desenvolver os jovens jogadores e de revelar esses talentos. E de talentos o Sada Cruzeiro está cheio. Guerreiros, boa sorte na seleção!

Acompanhe o portal no Twitter @GDosGramados para mais informações sobre o bicampeão mundial.

Por: Aline Reis


Tags:
,