Quem é quem na semi-final da Superliga 2012/2013


Salve, salve China Azul!

Vai começar a semi-final desta fantástica Superliga Masculina 2012/2013. Frente a frente estarão quatro grandes equipes do vôleibol basileiro: Sada/Cruzeiro, Sesi/SP, RJX e Vivo/Minas vão medir força para ver quem é quem a partir do próximo sábado.

Em quadra teremos vários jogadores experientes que fazem parte da seleção brasileira, veteranos que ainda deixam muito jovem comendo poeira, jovens promessas que com certeza estarão nas próximas convocações de Bernardinho e inúmeros jogadores que já passaram pela seleção e estão jogando a Superliga 2012/2013 em alto nível.

DUELOS EM ALTO NÍVEL – SADA/CRUZEIRO X SESI/SP

Os confrontos desta Semi da Superliga 2012/2013 trouxeram dois duelos muito interessantes para o torcedor apaixonado pelo vôlei.

Sada/Cruzeiro e Sesi/SP fazem uma semi recheada de rivalidade. O time celeste pode até ter chegado em segundo na fase classificatória, mas o time paulista foi a única equipe que venceu as duas partidas contra os mineiros (0x3 e 1×3). Além disso, o time paulista foi o carrasco celeste na decisão da Superliga 2010/2011, vencendo os Guerreiros das Quadras em pleno Mineirinho por 3×1.

Entretanto, o time celeste é o atual Campeão da Superliga e Vice-Campeão Mundial. Tem ao seu lado as estatísticas que o apontam como líder em três dos seis fundamentos (Ataque, Saque e Levantamento) e em segundo na recepção. Tem o oposto Wallace e o ponteiro cubano Leal jogando em altíssimo nível, além do ponteiro Filipe que faz uma Superliga expetacular e William que corre de braços abertos para ser mais uma vez o melhor levantador da competição.

O Sesi/SP também tem vários destaques importantes que podem decidir a batalha pela final. O oposto Lorena, o ponta Murilo e o central Cidão são os grandes destaques da equipe que tem um dos grupos mais equilibrados da disputa. Além disso, a equipe é líder nas estatísticas de recepção e defesa.

Esta promete ser uma semi-final bastante equilibrada e decidida nos detalhes. As duas equipes entram com iguais chances, mas o time celeste tem ao seu favor a fanática torcida, maior experiência e conjunto e dois jogos em seus domínios.

INVESTIMENTO CONTRA TRADIÇÃO: RJX x VIVO/MINAS

Vivo/Minas e RJX farão um duelo de pegar fogo. As duas equipes tiveram ótimos destaques na fase classificatória e chegaram de maneiras distintas à semi-final da Superliga 2012/2013.

De um lado temos a tradicional equipe azul e branca da Rua da Bahia. O Minas Tênis Clube de tanta tradição no esporte nacional, quatro vezes campeão da Superliga e cinco vezes campeão do antigo Campeonato Brasileiro de Vôlei entrou para esta temporada com uma equipe renovada.

De outro temos o time de Eike Batista – o empobrecido empresário que ano passado perdeu mais de R$ 10 bi e deixou a lista dos 100 homens mais ricos do mundo – vem em uma crescente desde sua criação em 2011 e quer vencer esta Superliga. O time carioca tem o maior investimento da competição e com este dinheiro montou um time de respeito, que costuma trazer muita dor de cabeça aos técnicos adversários, devido as possibilidades táticas de seus jogadores. Vários e vários atletas da Seleção Brasileira estão no RJX, entre eles o levantador Bruninho, o central Lucão, o ótimo ponta Dante, o líbero Mário Jr., o ponteiro Thiago Alves e o oposto Théo… Será que esqueci alguém?

O Minas chega com muita força e garra, apoiado na explosão do ponteiro Lucarelli para chegar à final. Após um início complicado, a equipe foi encontrando a sintonia necessária para ganhar conjunto e força durante a competição (basta lembrar que a primeira partida contra o Sada/Cruzeiro foi perdida por 0x3 e no returno quase ganhou o jogo, perdendo no tie break 2×3).

Não foi sem méritos que os minas-tenistas bateram a forte equipe do Medley/Campinas. O ponteiro Lucarelli e o oposto tcheco Filipe vem dando muito trabalho aos adversários. Além disto, o experiente levantador Marcelinho, o oposto argentino Quioroga e o meia Henrique vem em ótima crescente na competição e podem conduzir a equipe até a final. Pesa contra o Minas a menor experiência em relação ao time carioca.

Os cariocas podem até ter se classificado em primeiro lugar, mas as estatísticas apontam um ligeiro equilíbrio entre as equipes. O Vivo/Minas se destaca em ataque e levantamento, enquanto o RJX se mostra melhor no saque e bloqueio. O time de Belo Horizonte é jovem e aguerrido, não respeitando muito os adversários. O jogo na Arena da Rua da Bahia vai pegar fogo pois a torcida do time mineiro sabe fazer o caldeirão “ferver” e está muito acostumada a conduzir o time de Lourdes aos títulos na base do grito e da pressão ao adversário.

DATA/HORÁRIO DOS JOGOS

1ª rodada – 23/03 (Sábado)

Rio de Janeiro x Minas – 10h – Maracanãzinho, no Rio de Janeiro – Rede Globo

Cruzeiro x Sesi-SP – 21h30m – Ginásio do Riacho, em Contagem/MG – SporTV

2ª rodada – 30/03 (Sábado):

Sesi-SP x Cruzeiro – 10h – Vila Leopoldina, em São Paulo – Rede Globo

Minas x Rio de Janeiro – 21h30m – Belo Horizonte – SporTV

3ª rodada (se necessário):

02/04 (terça-feira) – Rio de Janeiro x Minas – 18h30m – Maracanãzinho/RJ – SporTV

05/04 (sexta-feira) – Cruzeiro x Sesi-SP – 21h30m – Ginásio do Riacho/MG – SporTV