Que time feio, Gilvan! (Coritiba 1 x 0 Cruzeiro Campeonato Brasileiro- 9ª rodada)


Salve, guerreiros! Fica cada vez mais evidente as falhas de planejamento da diretoria em 2015. A não contratação de um diretor de futebol é a maior falha do Presidente Gilvan esse ano. A falta da figura do diretor, uma pessoa que pense, planeje, siga esse planejamento reflete diretamente em todos os frutos que estamos colhendo dentro e fora de campo. Mas, como o foco do nosso pós-jogo é a análise da partida, deixarei para trazer a luz esse assunto em uma coluna especial.

O Jogo

Um jogo feio, de dois times feios. Times que estão no mesmo nível técnico o que derruba por terra a afirmação do presidente de que nosso elenco é um dos melhores do Brasil. A volta de De Arrascaeta pouco acrescentou a armação do time, algo que fez muita falta na derrota para a Chapecoense na 8ª rodada. O uruguaio é talentoso mais está jogando desconfortável, fora de sua posição. Ele não é um meia centralizado, deveria cair pela esquerda, lugar onde fez suas melhores jogadas ontem.

No meu entendimento, a “volância” é que perdeu qualidade demais e o início da transição está muito prejudicado. Henrique caiu de nível demasiadamente por não ter mais a qualidade do Lucas Silva ao seu lado, assim como Mayke também que não faz mais nenhuma jogada aguda de linha de fundo.

Allano está sentindo a responsabilidade do fardo que pode ser a camisa celeste e protagonizou lances juvenis. Luxemburgo agiu bem em saca-lo ainda na primeira etapa para a entrada de outro jovem, Marcos Vinícius.

Vem o intervalo e a conversa de vestiário surte efeito. O Cruzeiro volta ligeiramente melhor, com Marcos na armação e De Arrascaeta onde deve jogar, aberto na esquerda. Por ali saíram alguns lances em que o Cruzeiro poderia ter aberto o placar, mas Willian, que merece um parágrafo à parte, perdeu um gol na pequena área.

Falando em Willian, que fase! Errou tudo que tentou e mais um pouco. Finalizações sem direção, quando tinham direção saíam fracas se convertendo em recuos ao goleiro do Coxa. Muito mal! Luxa deveria tê-lo sacado e não Marquinhos, um dos poucos regulares na temporada até aqui.

A derrota veio em uma cabeçada de um jogador (Raphael Lucas) de 1,72 mt que ganhou pelo alto do Paulo André e seus 1,88 mt. Me desculpem a franqueza, mas o Léo não perderia essa jogada.

Mais uma vez não poderemos consagrar ninguém como “Raposa de Ouro”, entretanto, a “Raposa de lata” tem dono certo: Willian Bigode. Se emenda Willian! Perder o gol na pequena área como você perdeu deveria lhe render uma semana apenas treinando finalizações.

Ficha Técnica

Coritiba 1 x 0 Cruzeiro

Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 28 de junho de 2015, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Asp-Fifa-SP) e Rafael da Silva Alves (Asp-Fifa-RS)
Cartões amarelos: Leandro Silva, Rodrigo Ramos, Luccas Claro, Lúcio Flávio, Esquerdinha (Coritiba); Henrique, Allano, Paulo André, Marcos Vinícius e Willians (Cruzeiro)

Gols: 
CORITIBA: Rafhael Lucas, aos 17 minutos do segundo tempo

CORITIBA: Bruno; Rodrigo Ramos, Luccas Claro, Leandro Silva e Henrique; Hélder, Thiago Galhardo (Rodolfo), Lúcio Flávio e Esquerdinha; Marcos Aurélio (Paulinho) e Kleber (Rafhael Lucas)
Técnico: Ney Franco

O Cruzeiro já volta a campo na próxima quarta e o adversário será o Grêmio de Porto Alegre. Até lá, China Azul.

Guerreiro dos Gramados. Nossa torcida. Nossa Força!

Por: Álvaro Jr