Quase perfeito (Cruzeiro 2 x 0 Ponte Preta – Campeonato Brasileiro 29ª rodada)


Salve, guerreiros!

Estávamos com saudade de ver um jogo taticamente quase sem falhas do Cruzeiro. Isso aconteceu nesta noite de sábado no Mineirão. Pouco mais de dezessete mil guerreiros estiveram presentes, mas deram um espetáculo, foi bonito de ouvir. Parabéns, China Azul! Congratulações também ao time de Mano Menezes que após uma semana cheia para trabalhar e descansar o elenco celeste, conseguiu extrair dele um bom futebol que rendeu à Raposa três importantes pontos na tabela de classificação, nos distanciou da zona de rebaixamento e de quebra galgou cinco posições na tabela.

O jogo

O jogo começa truncado, com muitas bolas quebradas na disputa de meio campo. A Ponte assusta em dois lances, mas é só. O Cruzeiro acerta a marcação e não leva mais perigo até o fim da partida. As investidas celestes vão esbarrando em alguns erros de passe do ataque celeste, mas, o meio com Henrique, Romero e Robinho trabalha como um relógio.

Outro destaque é Rafael Sobis que deslocado para a direita rende melhor, mas continua obrigado a desempenhar função tática de fechar seu setor, o que não o permite utilizar todo seu potencial ofensivo, entretanto, é dele a jogada que culmina no primeiro gol da partida, com o desencantar de Ramón Ábila que volta a marcar depois de seis partidas.

O gol tira a Ponte de trás, mas suas investidas não resultam em perigo à meta de Rafael. Isso ocorre porque a dupla de volantes Henrique/Romero são incansáveis na proteção da zaga formada por Léo e Bruno Rodrigo. Ezequiel faz um partidão defensivamente, mas arrisca pouco seu apoio ao ataque, talvez por determinação do treinador que manteve Sobir/Élber por ali durante todo tempo.

Com a substituição de Sobis por Élber, o Cruzeiro passa a explorar a velocidade nos contra-ataques, a Ponte se abre despovoando seu meio campo e enchendo seu ataque, mas essa falta de equilíbrio somada a eficiência de marcação e desarmes do meio campo celeste não lhes permite oferecer perigo ao gol cruzeirense.

Foi exatamente nesse buraco deixado pela Macaca que Robinho encontrou precioso espaço para finalizar da entrada da área sem a menor chance para Aranha e dar números finais ao marcador. Pelo gol e pela atuação Robinho é nosso Guerreiro de Ouro da partida. Como é de praxe, Mano queima mais uma vez uma substituição entrando com Willian que nada soma, aparece novamente como nosso Guerreiro de lata.

O desafio agora é enfrentar o líder do campeonato fora de casa, e consideramos um empate um bom resultado. Se o Cruzeiro conseguir uma improvável vitória, nossa luta contra o descenso fica praticamente resolvida, uma vez que precisaremos apenas de mais duas vitórias em oito jogos, sendo 4 em casa, algo perfeitamente tangível se apresentarmos o futebol eficiente como deste sábado.

Tal feito, se atingido, também nos permitira pensar na Copa do Brasil cuja partida de volta contra o Corinthians será dia dezenove de outubro no Mineirão, mas isso, “é uma outra história para um outro por de sol.”

FICHA TÉCNICA:
CRUZEIRO 2 X 0 PONTE PRETA

Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 08 de outubro de 2016, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (RS)
Cartões amarelos: CRUZEIRO: Rafael Sobis, Edimar.PONTE PRETA: Elton, Galhardo.
GOLS: CRUZEIRO: Ramon Ábila, aos 11 do 1T, e Robinho, aos 35 minutos do 2T.

CRUZEIRO: Rafael, Ezequiel, Léo, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Lucas Romero, Robinho, Rafinha (Alisson); Rafael Sóbis (Elber) e Ramon Ábila (Willian). Técnico: Mano Menezes

PONTE PRETA: Aranha, Nino Paraíba, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Reinaldo; Elton, Wendel (Rhayner) e Maycon (Galhardo), Felipe Azevedo (Zé Roberto), William Pottker e Roger. Técnico: Eduardo Baptista

 Reitero ainda que a China Azul tem sido fundamental nessa reação, continuamos contando com todos que têm ido ao Mineirão e levado seu apoio, seu canto, seu grito e sua fé. Guerreiro dos Gramados. Nossa torcida, nossa força!

Por: Álvaro Jr

Foto: Yuri Edmundo/Light Press