Primeiro adversário celeste na Copa do Brasil será o CSA-AL


37 vezes campeão estadual, a última delas em 2008, já presidido por Fernando Collor de Mello e treinado por Felipão, vice-campeão da Copa Conmebol em 1999 e 8º colocado na Copa do Brasil de 1992.

Estes são os principais feitos do CSA de Maceio (AL), equipe que completa 100 anos nesta temporada e que será o adversário do Cruzeiro na primeira fase da Copa do Brasil 2013.

A definição do confronto, que acontecerá em abril em data ainda indefinida, foi anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol nesta quinta-feira e a Raposa conheceu ainda o seu chaveamente na competição até a terceira fase do torneio.

Caso passe pelos alagoanos, classificados em função do terceiro lugar no Campeonato Alagoano de 2012, o time celeste irá enfrentar o Caxias (RS) ou o Resende (RJ). Na fase seguinte, o adversário sai da disputa entre  Atlético (GO), Cametá (PA), Grêmio Barueri (SP) e Cianorte (PR).

A partir da fase seguinte, com a entrada dos clubes que disputam a Libertadores (com exceção do São Paulo, que defende o título da Sul-Americana) e do Vasco, melhor classificado no Brasileirão entre os que não disputam o torneio continental, um novo chaveamento será definido, contemplando também os novos participantes do torneio.

Caso o Cruzeiro seja eliminado antes desta etapa, o time celeste estará automaticamente credenciado para a disputa da Sul-Americana, em função do seu posicionamento no Brasileirão de 2012. A competição continental será disputada por oito equipes com os melhores desempenhos no Campeonato Brasileiro do último ano, entre todas eliminadas na Copa do Brasil durante o primeiro semestre, respeitando a seguinte classificação: (Do 7º ao 16º da Série A, os quatro primeiros da Série B, os quatro rebaixados da Série A).