Preço dos ingressos, um problema sem solução?


Salve, Salve China Azul! Na última quarta-feira o Cruzeiro fez sua estreia pela Copa do Brasil de 2014. A vitória com goleada foi a milésima da história do Mineirão. O adversário foi o alagoano, até então desconhecido, Santa Rita. O time não disputa nenhuma divisão, nem a série D.

Assim que saiu o sorteio e, principalmente, após o Clube divulgar os preços para o jogo, um velho assunto voltou a ser debatido entre a torcida: valor alto dos ingressos para um “jogo sem importância” e/ou “contra um adversário fraco”.

Com razão, os valores praticados pelo Cruzeiro precisam ser revisados. A maioria defende e exige que o Clube diminua os valores. Mas há uma situação que impede isso: o programa “Sócio do Futebol” criado pelo Cruzeiro em 2009.

Isto é simples de entender: se abaixar o preço do ingresso, torna-se desvantajoso ser sócio do Clube. E a filosofia e planejamento da atual diretoria é fortalecer o programa de sócios e alcançar 100 mil sócios o quanto antes.

Na tabela abaixo há principais categorias com seus respectivos setores e mensalidades. Há também ingresso avulso no setor e total do valor após dois jogos. Observa-se que a categoria “Copa do Brasil” tem mensalidade acima do valor de dois ingressos do seu setor, no caso C inferior.

 

Categoria Tríplice Coroa Libertadores Brasileiro Copa do Brasil
Setor B superior D superior C superior C inferior
Mensalidade (R$) 220,00 165,00 120,00 105,00
Ingresso no setor (R$) 120,00 100,00 80,00 50,00
2 jogos no mês (R$) 240,00 200,00 160,00 100,00

 

Se o Cruzeiro jogar três vezes no estádio, o torcedor não-sócio pagaria R$ 150,00 em um mês. Se fosse sócio, pagaria R$ 105,00. E se o ingresso ficar mais barato? Reduzir para R$ 35,00 seria um preço mais acessível, certo? Mas aí não ia valer a pena ser sócio, pois o não-sócio pagaria o mesmo valor que o sócio. A única vantagem do sócio era já ter o cartão como ingresso, o que, pra mim, é pouca vantagem.

Mesmo com este cenário, ainda há soluções que não prejudiquem o programa de sócio. Uma delas permite que o Clube dê desconto e que todos fiquem satisfeitos. O Cruzeiro joga, em média, 30 vezes por ano no Mineirão. Isto daria média de 2,5 jogos por mês.

Isto significa que de 30 jogos, o Clube poderia fazer promoção em 5 jogos. Ainda com base na categoria “Copa do Brasil”, um sócio pagaria R$ 105,00 por mês, e o não-sócio pagaria R$ 130,00, se ingresso fosse R$ 30,00.

Um dos jogos que poderia ter ingressos promocionais era o da milésima vitória. Jogo histórico que teve menos de 20 mil presentes/pagantes. Se bem que o Clube perdeu dois milhões de torcedores na última semana não é!? Agora tudo está explicado.

Por: Sidney Júnior