Pré-jogo: Vitória X Cruzeiro (Necessária reação) Brasileirão 2014

O Cruzeiro: parece viver um inferno astral nos últimos jogos. O toque de letra equivocado de Henrique e o carrinho atrasado de Léo contra o Corinthians, a atuação desastrosa do sistema defensivo contra o Flamengo e, quando parecia que tudo voltou ao normal, o segundo tempo contra o ABC foram momentos em que tudo deu errado, mas suficientes para gerar uma certa desconfiança sobre o time e o que ele será capaz de fazer na reta final da temporada.

A vantagem na liderança do Brasileirão ainda é boa, mas já foi mais confortável. Ao entrar em campo para enfrentar o Vitória, o time celeste, que agora tem 4 pontos de vantagem sobre o São Paulo, pode estar a 3 pontos do Internacional que encara o Corinthians às 16 horas. Sem dúvida, uma pressão que o elenco não teve que lidar ainda neste campeonato.

Para espantar a má fase e retomar o rumo, porém, Marcelo Oliveira terá uma equipe fortalecida neste domingo, a começar pelo retorno de Everton Ribeiro após servir à seleção. Titulares importantes poupados contra o ABC como Lucas Silva e Marcelo Moreno também encorparão a equipe.

O Vitória: vem de uma sequência de três jogos sem derrota no Brasileirão, mas na última quinta-feira foi surpreendido pelo Nacional de Medellín em pleno Barradão e acabou eliminado da Copa Sul-Americana, expondo algumas de suas fragilidades.

Na porta da zona de rebaixamento, o rubro-negro baiano terá que enfrentar ainda o desgaste do confronto eliminatória contra os colombianos e também a irregularidade de sua campanha em casa, onde venceu apenas 5 dos 14 jogos que fez (tem ainda mais 4 empates e 5 derrotas).

Sem Gatito Fernández, suspenso, Ney Franco promoverá o retorno do goleiro Wilson ao gol do Vitória. O lateral-esquerdo Juan, que não enfrentou o Nacional na quinta-feira, retorna ao time.

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Everton Ribeiro, Marquinhos e Alisson; Marcelo Moreno. Téc: Marcelo Oliveira.

Vitória: Wilson; Nino, Roger Carvalho, Kadu e Juan; Luiz Gustavo, Richarlyson, Marcinho e Edno; Vinícius e Dinei. Téc: Ney Franco

Horário e local: Barradão, Salvador (BA). Domingo, 19 de outubro de 2014 às 18:30.

Motivo: Campeonato Brasileiro, 29ª rodada.
Arbitragem: Raphael Claus (SP), auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Hernan Vani (SP)
Transmissão: PFC e Sportv. O Guerreiros dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seus canais oficiais no Facebook e Google Plus, além do Twitter @GdosGramados.
Retrospecto: Mesmo quando atua na casa do Vitória, o time celeste costuma aprontar para cima do adversário. Prova disso é o retrospecto equilibrado em partidas disputadas nesta condição pelo Campeonato Brasileiro.
Em 14 jogos, cada uma das equipes deixou o campo com a vitória 5 vezes, além de 4 empates. Nos gols marcados, leve vantagem rubro-negra. 24 contra 23 da Raposa.Por: João Henrique Castro