Pré-jogo: Vasco X Cruzeiro (Na busca dos recordes)


O Cruzeiro: pode parecer uma equipe sem ambições no Campeonato Brasileiro após se sagrar matematicamente campeão desta temporada, mas no discurso dos jogadores e no pensamento da torcida a situação é bem diferente.

 

Campeão brasileiro com a maior antecedência entre todos os campeões dos pontos corridos (O São Paulo também venceu em 2007 com quatro rodadas de antecedência, mas não no intervalo como o time celeste), os objetivos passam a ser alcançar a marca de maior pontuação nas edições com 20 clubes bem como a de melhor campeão da história em termos de aproveitamento.

Sem algumas peças importantes como Fábio, Dedé, Dagoberto e Borges, todos poupados, o time ainda ganha motivação com a presença de jogadores que querem ganhar espaço no elenco na próxima temporada. A torcida certamente espera ver jogadores como Rafael, Paulão e Vinícius Araújo com muita raça na busca por se firmarem na equipe.

O Vasco: está com a corda no pescoço e a situação do time é tão delicada que, faltando ainda três rodadas para o término da competição, somente o fato de Bahia e Portuguesa se enfrentarem nesta rodada impede que o clube cruzmaltino, em caso de derrota, tenha chances de ser rebaixado matematicamente já nesta rodada.

O desespero é tamanho que para contar com Pedro Ken na partida deste sábado a diretoria carioca optou por não receber um jogador emprestado pelo Cruzeiro durante toda a próxima temporada com salários pagos pela Raposa, entendendo que é mais útil contar com o volante neste duelo do que diminuir as suas chances de vitória visando a próxima temporada.

Como praticamente só a vitória interessa, o treinador Adilson Batista abandonou ainda o esquema com três zagueiros e deve escalar um Vasco mais ofensivo. Olho em Marlone, peça fundamental no time vascaíno e que está na mira do Cruzeiro para a próxima temporada.

VascoAlessandro, Fagner, Cris, Luan e Yotún; Abuda, Guiñazu, Pedro Ken e Marlone; Edmilson e Thalles. Téc: Adílson Batista.

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Léo, Paulão e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Vinícius Araújo. Téc: Marcelo Oliveira.

Horário e local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ). Sábado, 23 de novembro de 2013 às 19:30.

Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha (ES), auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES).

Motivo: Campeonato Brasileiro, 36ª rodada. 

Transmissão: PFC e Sportv. O Guerreiro dos Gramados faz o tempo real da partida pelo twitter @GdosGramados e em suas páginas oficiais no facebook e no google +.

Retrospecto: Cruzeiro e Vasco se enfrentaram 23 vezes em duelos pelo Campeonato Brasileiro com os cariocas como mandante e o retrospecto é levemente favorável ao clube cruzmaltino.

Foram 9 vitórias vascaínas, 7 empates e 7 vitórias celestes. Nos gols marcados, 31 para o time da Colina e 29 para a Raposa.