Pré-jogo: Universitário de Sucre X Cruzeiro (12 jogos para a América! 14 jogos para o Mundo!)


Salve nação celeste invicta em 2009! Depois de mais uma vitória do nosso mistão no Campeonato Mineiro é chegada a hora de voltarmos nossos olhos para a Libertadores e colocar em campo o que temos de melhor.

Seria mais ou menos assim se não fosse o desequilíbrio da nossa equipe na última partida pela competição que culminou na expulsão de Fabrício e Wellington Paulista, desfalques na partida contra o Universitário de Sucre desta quarta-feira. Além destes, desfalcam a equipe Sorín e Thiago Heleno que ficaram em Belo Horizonte aprimorando a forma física.

Dentre as adversidades que o Cruzeiro encontrará nesta partida, além da busca pelo controle emocional, a principal delas será novamente a altitude que não foi um grande problema na partida contra o Deportivo Quito. Se a nossa zaga atuar com a firmeza e segurança que teve na atuação no Equador, a altitude poderá novamente passar sem ser comentada.

Quanto ao adversário convém ressaltar que a equipe boliviana é a favorita para terminar a primeira fase na lanterna do grupo. O time do Universitário é inexperiente na competição e faz apenas a sua estréia na Libertadores. Por ser um clube pequeno no país, alguns dos principais destaques da equipe na conquista do Campeonato Apertura boliviano no último ano. A equipe, que atualmente ocupa a 3ª colocação no Campeonato Apertura, com duas vitórias e uma derrota, no último fim de semana quando poupou titulares para a partida contra o Cruzeiro (são 12 equipes no campeonato), não possui grandes valores individuais e o principal destaque é o atacante uruguaio Nicolás Raimondi. A equipe tem ainda dois jogadores brasileiros, os desconhecidos Carlos dos Santos (zagueiro) e José Gomes (volante). Cabe lembrar que, na Libertadores, o Universitário é o lanterna do grupo 5, com um empate contra o Deportivo Quito em casa e uma derrota para o Estudiantes fora.

Pela grandeza do Cruzeiro e pelas características do adversário o time não pode se contentar com nada que não seja a vitória, até porque isto pode implicar na perda da liderança do grupo para Deportivo Quito ou Estudiantes que se enfrentam na próxima semana. Amanhã é partir para cima do Universitário e deixar a classificação praticamente assegurada com 7 pontos e duas partidas a se fazer em casa ainda.

O Cruzeiro deve ir a campo com: Fábio; Jonathan, Léo Fortunato, Leonardo Silva e Fernandinho; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wágner; Kléber e Thiago Ribeiro (Soares). Já o Universitário deve manter o 5-3-2 e ir a campo com Lampe; Zabala, Rivero, Carlos de Santos, Beiarano, Rivera; Saucedo, Sancho Lima, Gómez; Raimondi e Sillero. O único desfalque é o zagueiro Aguirre, expulso contra o Estudiantes.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Universitário de Sucre nunca se enfrentaram. A única vez que o Cruzeiro enfrentou uma equipe boliviana em Libertadores foi no ano passado quando encontrou o Real Potosí, na fase de grupos, em uma altitude bastante superior à Sucre na partida fora de casa (4100 metros contra 2800). Em casa, o Cruzeiro venceu o Potosí por 3 a 0. Já fora, o Cruzeiro foi surpreendido logo no início da partida e sofreu uma goleada por 5 a 1 para a equipe boliviana. Como resultado, foi empurrado para enfrentar o Boca nas oitavas e o final desta história a gente ainda lembra. Vencer amanhã é bom para evitar que um encontro como esse não seja já na próxima fase.