Pré-jogo: São Paulo X Cruzeiro (Vingança para poder entrar na briga)


Salve nação celeste! A última rodada foi péssima para o Cruzeiro. As vitórias de Fluminense e Corinthians combinadas com o empate cruzeirense com o Grêmio Prudente permitiram que os líderes se distanciassem ainda mais na tabela de classificação.

A partida deste domingo contra o São Paulo ganha uma dimensão crucial para o Cruzeiro na competição. Vencer significa pular para o G-4 após a derrota do Ceará neste sábado e também sinaliza claramente que se tem alguém além dos dois líderes que pode sonhar com o título, o Cruzeiro é um destes candidatos.

O jogo trás ainda a oportunidade de vingança para o torcedor celeste. O São Paulo é a grande pedra no sapato do Cruzeiro nos últimos anos, apesar de ter sido eliminado por nós na Libertadores do último ano. No Brasileirão, o Cruzeiro não vence o Tricolor paulista desde 2004 e, para piorar, o São Paulo revidou a eliminação na Libertadores deste ano. Se tem um time atravessado na garganta cruzeirense, este time é o São Paulo.

Por tudo isso a partida deste domingo chama a atenção do cruzeirense de uma forma especial. Todos sabemos o que derrotar o São Paulo em seus domínios significa e por isso tudo o jogo carrega uma áurea de decisão. A estreia de Montillo na armação é outro atrativo e um sopro de esperança de que a qualidade que tem faltado ao meio-campo celeste reaparecerá nos pés do argentino.

O São Paulo, por sua vez, quer se recuperar da eliminação da Libertadores para o Inter na semi-final do campeonato. Bastante desfalcado, no entanto, o time perde forças especialmente por não contar com suas principais peças do setor defensivo.

O elenco são-paulino, entretanto, é nitidamente forte e o time que entrará em campo tem potencial para complicar a vida do Cruzeiro. Situação, no entanto, que só engrandecerá ainda mais a vitória que a torcida celeste espera que seja trazida de São Paulo.

São Paulo: Rogério Ceni; Jean, Renato Silva, Samuel e Júnior César; Casemiro, Carlinhos Paraíba, Cleber Santana e Marlos; Fernandão e Ricardo Oliveira. Téc: Sérgio Baresi.

Cruzeiro: Fábio, Rômulo, Gil, Edcarlos e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Everton e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: Vencer o São Paulo em seus domínios nunca foi uma tarefa fácil para o Cruzeiro.

Em 18 partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro com mando de campo são-paulino, o time celeste conseguiu apenas 2 vitórias. Foram ainda 6 empates e 10 vitórias do Tricolor paulista. O Cruzeiro marcou apenas 12 gols e viu suas redes balançarem 24 vezes.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.