Pré-jogo: São Paulo X Cruzeiro (5 jogos para a América! 7 jogos para o Mundo!)


Salve nação celeste! Está chegando a hora! Cruzeiro e São Paulo se encontrarão pela 3ª vez em um mês para o tira-teima final. Quem segue na Libertadores e ganha o rótulo de favorito ao título? Quem perde, dá adeus a competição e que se prepare para a crise que virá? Se depender de nossa torcida, não há dúvidas. O vencedor do duelo será o Cruzeiro.

E não precisa vencer a partida não. Perdendo de 3 a 2 já comemorarei a vaga para a semi-final, provavelmente contra o Grêmio, que é o que verdadeiramente interessa. Até uma classificação nos pênaltis tá de bom tamanho. No entanto, como seria uma boa vencer a partida e mostrar que podemos vencer fora de casa.

A expectativa é de que o retiro dos jogadores em Atibaia sirva para o time encontrar as respostas para o problema das atuações fora do Mineirão. E a partida no Morumbi será um grande teste para isso. Trata-se simplesmente da partida mais importante do Cruzeiro na temporada e uma vitória chutaria para escanteio a crise que anda rondando a Toca e botando em questionamento o time e, principalmente, o trabalho de Adílson Batista.

Todavia, acredito no time. Diferente da partida contra o Palmeiras, teremos de volta Leonardo Silva, Magrão, Fabrício, Wágner e Kléber ao time titular. Meio-time que, ao não enfrentar o alvi-verde paulista, mostrou que não temos um elenco tão qualificado como imaginávamos ter.

Contudo, estes jogadores (tirando Magrão e colocando Ramires) são as principais armas celestes na temporada. Apenas Leonardo Silva entrou na partida contra o Palmeiras e o resto está mais do que descansado para o duelo decisivo contra o São Paulo. Esperamos que eles entrem voando no Morumbi e, de preferência, achem logo um golzinho para sossegar a pressão que o São Paulo tentará impor na partida.

São Paulo que não faz uma boa temporada. O empate contra o Santo André no último sábado em pleno Morumbi mostrou que o time está longe de ser uma máquina imbatível. Se não temos Ramires, o São Paulo não tem Miranda, o melhor jogador são-paulino na primeira partida da semi-final. A defesa paulista perde muito sem o jogador e, estando mais frágil, facilita a tarefa dos atacantes celestes que, tirando Kléber, andam precisando provar que merecem vestir a camisa celeste.

Não importa quem vai ser o herói da classificação. Se será Fábio com suas defesas, Leonardo Silva com um gol de cabeça, Fabrício com desarmes precisos, Jonathan com um golaço invadindo a área, Paraná com sua eficiência no comando do meio-campo, Wágner ou Bernardo na bola parada, Kléber, Wellington Paulista, Wanderley ou Zé Carlos com gols salvadores… Não é dia para a torcida cornetar ninguém. Que todos nossos atletas estejam em noite inspirada e que ao final da partida possamos cantar. HAHA UHUH! O MORUMBI É NOSSO! VAMOS CRUZEIRO QUERIDO DE TRADIÇÃO LIBERTADORES SER CAMPEÃO.

São Paulo: Denis, Zé Luiz, André Dias, Renato Silva e Junior César; Eduardo Costa, Richarlyson, Jean e Marlos; Dagoberto e Borges. Téc: Muricy Ramalho.

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva e Gérson Magrão; Henrique, Fabrício, Marquinhos Paraná e Wágner; Kléber e Wellington Paulista. Téc: Adílson Batista.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e São Paulo se enfrentaram pela primeira vez em Libertadores no primeiro confronto destas quartas-de-final. A vitória celeste por 2 a 1 no Mineirão dá a vantagem do empate ao time cruzeirense. Derrotas por um gol de diferença com o Cruzeiro marcando pelo menos 2 gols ainda classificam o Cruzeiro. Se a derrota for por 2 a 1, pênaltis. Se for por 1 a 0 ou por mais de um gol de diferença, dá São Paulo.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.