Pré-jogo: Santos X Cruzeiro (Tentando encerrar a disputa)


O Cruzeiro: faz as contas para o título brasileiro e sabe que depende apenas de si para comemorar a conquista no próximo domingo contra o Goiás, podendo a partir daí se concentrar na missão de reverter a desvantagem na final da Copa do Brasil. Com sorte, o título pode vir na quinta-feira contra o Grêmio e aí a equipe ganhar uma semana de preparação para o confronto contra o Atlético-MG.

Faltando três vitórias para ser campeão sem depender dos rivais, a Raposa entra em campo contra o Santos buscando o primeiro triunfo e, se vencer, às 19:30 seca o São Paulo contra o Palmeiras, na esperança de depender apenas de mais uma vitória para a conquista do tetracampeonato nacional.

Com suspensos e desgastados, Marcelo Oliveira lançará uma equipe bastante modificada em relação aos últimos jogos. Léo, Egídio e Mayke são ausências certas, enquanto Everton Ribeiro e Henrique devem começar no banco.

O Santos: tem remotas chances de classificação à próxima edição da Copa Libertadores e chances ainda mais ínfimas de ser rebaixado à Série B. Apenas uma combinação de resultados impressionante atrelada a uma sequência de vitórias ou uma sequência de derrotas colocaria o Santos em alguma disputa na reta final e o discurso no clube já é de se preparar para 2015.

Sem pressão, a equipe paulista não deverá ter um bom público na Vila Belmiro, mas também não terá muita responsabilidade em campo, podendo aproveitar ao máximo o talento de jogadores como Robinho e a juventude de valores como Gabriel para se impor e vingar a eliminação para o Cruzeiro na Copa do Brasil.

Edu Dracena e Arouca, no entanto, desfalcam o Peixe e abrem espaço para Neto e Renato voltarem ao time de Enderson Moreira.

Santos: Aranha; Cicinho, Neto, Bruno Uvini e Caju; Alison, Renato e Lucas Lima; Rildo, Gabriel e Robinho. Téc: Enderson Moreira

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Manoel, Bruno Rodrigo e Samudio; Lucas Silva e Nilton; Marquinhos; Ricardo Goulart e Willian; Marcelo Moreno.
Téc: Marcelo Oliveira.

Horário e local: Vila Belmiro, Santos (SP). Domingo, 16 de novembro de 2014 às 17:00.

Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Arbitragem: Alinor Silva da Paixão (MT), auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e Fábio Rodrigo Rubinho (MT)
Transmissão: Globo Minas e PFC. O Guerreiros dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seus canais oficiais no Facebook e Google Plus, além do Twitter @GdosGramados.
Retrospecto: Cruzeiro e Santos tem um histórico equilibrado com pequena vantagem para os paulistas em duelos disputados com mando de campo santista pelo Campeonato Brasileiro.
Em 30 jogos disputados nestas condições, o Santos tem 13 vitórias e o Cruzeiro 12, além de 5 empates. O alvinegro praiano tem 55 gols marcados e a Raposa fez 41.

Por: João Henrique Castro