Pré-jogo: Santos X Cruzeiro (Obrigação de vencer para voltar ao campeonato)

O Cruzeiro: tenta, tenta, tenta, mas não engrena no Brasileirão 2012. No último domingo, o time tinha nas mãos uma grande chance de seguir na cola do G-4, porém caiu em casa para a Ponte Preta, viu o grupo da Libertadores se distanciar e acabou despencando para o 8º lugar na tabela de classificação.

Diante deste quadro, a Raposa não tem outra opção a não ser buscar recuperar o terreno no Brasileirão com vitórias e, diante de um Santos bastante desfalcado, a torcida celeste não espera nada menos do que um triunfo para começar a compensar o prejuízo do tropeço diante da Macaca.

Insatisfeito com a atuação de Charles no último domingo, Roth deve promover a entrada de Sandro Silva no time titular, mas o restante da equipe deve ser o mesmo que atuou na partida contra os campineiros.

O Santos: faz um campeonato fraquíssimo até aqui e segue sofrendo com as Olimpíadas e as ausências de Neymar e Ganso, além de problemas de lesão como os casos do goleiro Rafael e agora do volante Henrique, ex-Cruzeiro e que ficará de fora do jogo desta quarta.

A equipe paulista até terá os retornos de Arouca e Adriano, peças importantes no meio-campo, mas terá que lidar com a pressão de reagir na competição o mais rápido possível e com o fato de estar na 16ª colocação, uma posição acima da zona de rebaixamento.

É difícil precisar como garotos como Felipe Anderson e Victor Andrade irão reagir à este cenário de adversidade, o que pode facilitar a tarefa do Cruzeiro que, se souber aproveitar o mau momento do adversário, tem excelentes condições de construir o jogo ao seu gosto e conseguir uma importante vitória.

Escalações:

Santos: Aranha, Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Leandrinho e Felipe Anderson; Victor Andrade e Bill. Téc: Muricy Ramalho.

Cruzeiro: Fábio, Ceará, Leo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Tinga e Montillo; Wallyson e Borges. Téc: Celso Roth.

Arbitragem: Rodrigo Nunes Sá, auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno e Luiz Carlos Regazone.

Horário e local: Vila Belmiro, Santos (SP). Quarta-feira, 08 de agosto de 2012 às 21:50.

Competição: Campeonato Brasileiro, 15ª rodada.

Retrospecto: A maioria dos clubes brasileiros tem um retrospecto vergonhoso enfrentando o Santos em partidas com mando de campo da equipe paulista, mas o Cruzeiro pode se orgulhar de, apesar da desvantagem, frequentemente incomodar os santistas.

Em 25 jogos disputados nestas condições pelo Campeonato Brasileiro, a Raposa venceu 9, empatou 5 e perdeu 11, mostrando que sabe aprontar na Vila Belmiro.

O time celeste marcou 32 gols e sofreu outros 45 nestes duelos.