Pré-jogo: Santos X Cruzeiro (A última chance de irmos para Libertadores)


Salve nação celeste! Chegamos a última rodada do Campeonato Brasileiro e a hora de decisão reservou uma briga entre gigantes pelas últimas vagas na Libertadores. Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro, que juntos somados tem 6 títulos da competição , entrarão na última rodada disputandoduas vagas para amaior competição do continente.

A vaga para a Libertadores seria a coroação de umbom ano da equipe do Cruzeiro quepassou boa parte do campeonato atuando como time reserva. No entanto, o Cruzeiro chega na última rodada não dependendo apenas de seus esforços e, neste domingo, além de torcermos pelo nosso time, teremos que secar São Paulo e Palmeiras que precisam perder para ser ultrapassados pelo Cruzeiro. Vale lembrar que se precisamos, entretanto, que apenas um destes perca para conquistar a vaga em caso de vitória sobre o Santos.

Para a partida na Vila Belmiro, o Cruzeiro não contará com dois importantes desfalques de última hora. Fabrício e Guerrón se lesionaram durante os treinamentos da semana e se juntam a Gilberto como ausência para a partida. Por outro lado, o time terá o retorno de Kléber que deverá ficar no banco. Quem sabe não será justamente Kléber o autor do gol que tirará o Palmeiras da Libertadores? O mundo dá voltas e esta seria uma das mais impressionantes que poderiam acontecer amanhã.

No Santos, muito se especulou sobre a possibilidade do time atuar com a equipe reserva, o que não se confirmou. Wanderley Luxemburgo preparou o time com o que tem de melhor e promete vir para cima do Cruzeiro. A principal novidade será a estreia como titular de Edu Dracena, zagueiro marcado pela conquista da Tríplice Coroa com o Cruzeiro no ano de 2003.

Não adiantará nada uma derrota de Palmeiras ou São Paulo se o Cruzeiro não fizer sua parte. O time celeste terá que estar atento e concentrado na partida esquecendo dos outros resultados. Feita a nossa tarefa, contemos com o apoio de Sport ou Botafogo. A missão do Cruzeiro é vencer o Santos. Os outros resultados, a gente fica na torcida.

Santos: Felipe; Pará, Edu Dracena, Eli Sabiá e Triguinho; Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Paulo Henrique Ganso e Madson; Neymar e Kléber Pereira. Téc: Wanderley Luxemburgo.

Cruzeiro: Fábio; Elicarlos, Leonardo Silva, Cláudio Caçapa e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Jonathan e Bernardo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: AdílsonBatista.

Curiosidade da partida: Desde que saiu do Cruzeiro Wanderley Luxemburgo jamais foiderrotado pelo Cruzeiro.Não há oportunidade melhor para a quebra deste tabu.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.