Pré-jogo: Sampaio Corrêa x Cruzeiro (Manter-se vivo)


O Cruzeiro: tem menos de 1% de chance de acesso. Vive aquele cenário em que, se tudo correr bem, a torcida xinga o matemático e diz que não serve de nada, tal qual a torcida do Fluminense na reta final de 2009 na fuga do rebaixamento. Mas com a pressão de ter que vencer os seis jogos restantes para ter alguma chance, a Raposa se agarra na busca por um feito épico para não amargar mais uma temporada na Série B.

Diante do Sampaio Corrêa no Maranhão, o time celeste faz o primeiro jogo em 2021 e isto já impactará em algumas mudanças. O meia Régis, por exemplo, não teve o contrato renovado e deixou o clube na virada do ano.

Em campo, Felipão pode promover alterações no ataque. Airton deve voltar à titularidade no ataque e Stênio, recuperado de lesão, é cogitado para iniciar o duelo no lugar de William Pottker.

O Sampaio Corrêa: está alguns degraus a frente do Cruzeiro na briga pelo acesso e joga nesta sexta-feira sem a pressão de vida ou morte que vive a Raposa. No entanto, um tropeço também reduz as chances da Bolívia Querida a uma reta final impecável e tropeços improváveis dos rivais.

Em uma fase recente ruim, o Sampaio acumula seis jogos sem vitórias e cinco derrotas nesta série, sendo quatro delas em seus últimos quatro compromissos. Após arrancar para o G-4, os maranhenses vão perdendo terreno e passam por uma crise importante, sabendo que bater o Cruzeiro pode ser crucial para virar a chave.

O técnico Léo Condé não poderá contar com Pimentinha, ídolo do clube e importante peça no bom momento da equipe, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O artilheiro Caio Dantas, no entanto, tem a missão de resolver os problemas ofensivos do time tricolor.

Sampaio Corrêa: Gustavo; Joazi, Joécio, Daniel Felipe e João Victor; André Luiz (Léo Costa), Vinícius Kiss (Eloir) e Marcinho; Roney, Caio Dantas e Diego Tavares. Téc: Léo Condé.

Cruzeiro: Fábio; Raúl Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira; Adriano, Jadsom Silva e Filipe Machado; Airton, William Pottker e Rafael Sobis. Téc: Felipão.

Horário e Local: Castelão, São Luís (MA). Sexta-feira, 08 de Janeiro de 2021 às 21:30.

Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.

Arbitragem: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS) auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Cícero Alessandro de Souza (MS)

Transmissão: Sportv e PFC.

Retrospecto: Será apenas a segunda vez que o Cruzeiro irá enfrentar o Sampaio Corrêa na casa do adversário e na outra oportunidade o jogo foi no estádio Nhozinho Santos, palco secundário do futebol na capital maranhense.

Em um amistoso em 1971, a Raposa venceu a Bolívia Querida por 2×0, gols de João Ribeiro e Lima.

Por: João Henrique Castro

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro