Pré-jogo: Palmeiras X Cruzeiro (O reencontro com o Gladiador vale muito mais do que isto)


Salve nação celeste! São muitos os atrativos da partida entre Palmeiras e Cruzeiro neste domingo pelo Campeonato Brasileiro, mas inegável que nenhuma delas será mais enigmática do que o reencontro do time celeste com o atacante Kléber que agora defende o time paulista.

Será a primeira vez que o Cruzeiro enfrentará o Felipão desde a sua saída para assumir a Seleção Brasileira em 2001, por exemplo. A partida poderá ser ainda marcada pela estreia de Farías, personagem sempre presente nas novelas envolvendo a saída de Kléber enquanto este jogava no Cruzeiro. Nada disto, no entanto, parece até agora mais marcante que ver o Gladiador com outra camisa.

A relação da torcida com os atletas que defendem seu clube é passional e por isso este filme passará na cabeça de todos os cruzeirenses no jogo deste domingo. Todavia, as motivações do clube e os objetivos nesta partida vão muito além do que Kléber ou qualquer jogador representa para a instituição Cruzeiroepor isto a expectativa da torcida é de que a lembrança de Kléber com a camisa celeste só fique na lembrança dos torcedores e que nada nesta partida nos faça ter saudade do tempo em que Kléber jogava por estas bandas.

A missão do time do Cruzeiro vai além de anular o agora ídolo palmeirense. A missão do Cruzeiro é trazer de São Paulo os três pontos e terminar o turno o mais próximo possível dos líderes. É isto que deve estar na mente dos nossos jogadores e confiamos que nossos guerreiros foram para São Paulo cientes deste objetivo.

Robert e Caçapa foram as baixas após o duelo contra o Flamengo. No lugar de ambos não há mistério. Gil e Wellington Paulista retornam ao time titular e a dúvida entre Léo e Marquinhos Paraná para começar o jogo é meramente uma questão tática resultado da indefinição se o time segue no 4-4-2 da última partida ou retorna ao 3-5-2 das rodadas anteriores.

No Palmeiras a principal novidade é o retorno do zagueiro Danilo à equipe. No mais, a equipe conta com os mesmos jogadores que enfrentaram o Fluminense na última rodada com destaque para o sempre perigoso Valdívia, que começa a se adaptar novamente ao futebol brasileiro, além das cobranças de falta de Marcos Assunção.

A parada é difícil, pois a posição do Palmeiras na tabela não reflete as últimas boas atuações da equipe. Mesmo assim, o Cruzeiro precisa ir para o Pacaembú em busca da vitória, pois é justamente em duelos desta grandeza que times vitoriosos mostram as suas armas.

Palmeiras: Marcos, Maurício Ramos, Danilo e Fabrício; Márcio Araújo, Pierre, Edinho, Marcos Assunção e Rivaldo; Valdivia e Kleber. Téc: Felipão.

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Gil, Edcarlos, Diego Renan; Marquinhos Paraná (Léo), Fabrício, Henrique, Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: O retrospecto entre Cruzeiro e Palmeiras no Campeonato Brasileirocom mando de campo alviverde é amplamente favorável ao clube paulista.

Foram realizadas até hoje 26 partidas nestas condições. O Cruzeiro venceu 5, empatou 6 e perdeu 11, marcando 28 gols e sofrendo outros 41.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.