Pré-jogo: Náutico x Cruzeiro (Por mais um passo)


O Cruzeiro: busca dar mais um passo em uma caminhada de reabilitação na classificação da Série B e somar mais uma vitória a sua sequência recente de três jogos de invencibilidade e de triunfo sobre o Operário na última rodada.

Com o olho no G-4 e outro na saída da zona de rebaixamento, a Raposa poderá reduzir a distância para o grupo de acesso para 8 pontos, ultrapassar o Náutico e, com alguma combinação de resultados, já sair do Z-4 na rodada. Mas para isso, é claro, será necessário vencer em Pernambuco, reforçando a impressão de que a equipe está cada vez mais pronta para consolidar uma arrancada na competição.

Livre de suspensão, Daniel Guedes pode ser a única novidade no time titular de Felipão em relação à escalação na última rodada. Maurício, na seleção sub-20, será o principal desfalque, mas já havia ficado no banco de reservas na estreia do novo treinador.

O Náutico: vive um momento delicado na Série B. A vitória sobre o lanterna Oeste na última rodada, um solitário 1×0, impediu que a equipe entrasse na zona de rebaixamento e encerrou uma sequência de seis jogos sem vitória.

Em busca de afirmar-se na segunda divisão nacional após o acesso conquistado na Série C na última temporada, o Timbu esperava um ano de dificuldades. E o retorno ao Estádio dos Aflitos, histórico caldeirão da equipe pernambucana, foi projetado como uma arma, mas enfraquecida pela ausência da torcida.

Sem o treinador Gilson Kleina no banco, em quarentena após o diagnóstico positivo para a COVID-19, o time será comandado pelo auxiliar Juninho Lola. No campo, a principal referência é o ex-cruzeirense Kieza, autor do gol do triunfo alvirrubro na última rodada.

Náutico: Jefferson; Hereda, Rafael Ribeiro (Ronaldo Alves), Camutanga e Kevyn; Rhaldney, Jhonnatan, Jorge Henrique e Jean Carlos; Vinícius e Kieza.  Téc: Juninho Lola.

Cruzeiro: Fábio; Daniel Guedes (Rafael Luiz), Ramon, Cacá e Matheus Pereira; Jadsom Silva, Marquinhos Gabriel, Régis, Adriano e Arthur Caíke; Marcelo Moreno.  Téc: Felipão.

Horário e Local: Aflitos, Recife (PE). Domingo, 25 de Outubro de 2020 às 16:00.

Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.

Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho (SP) auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)

Transmissão: Globo MG e PFC.

Retrospecto: Enfrentar o Náutico em Pernambuco nunca foi tarefa das mais simples e o histórico do confronto reforça esta dificuldade.

Em 16 jogos com mando de campo do Timbu pelo Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro venceu apenas 3, empatou outros 3 e perdeu 10. Foram 14 gols marcados e 29 sofridos.

Por: João Henrique Castro

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro