Pré-jogo: Ituiutaba X Cruzeiro (Abrindo passagem para as finais)


Salve nação celeste! Depois de quase uma semana reclamando da postura da equipe e das decisões do Adílson na partida contra o Estudiantes é chegada a hora de vermos o Cruzeiro em campo novamente.

O adversário da vez é o Ituiutaba, uma das principais forças do interior mineiro atualmente, embora isso não signifique que o Cruzeiro deva temerenfrentar a Coruja. Após confirmar sua classificação com duas vitóriassobre o Democrata, o Ituiutaba, 3º colocado na 1ª fase, se qualificou para enfrentar o Cruzeiro nas semi-finais. Embora tenha ficado apenas uma posiçãoatrás do Cruzeiro na primeira fase e brigado pela liderança do campeonato até a última rodada, é inegável a existência de uma grande diferença técnica entre as equipes, digna de um confronto entre uma equipe que disputa o principal torneio de seu continente contra uma que disputa apenas a terceira divisão do seu campeonato nacional.

No entanto, é nesta diferença de técnica que mora o perigo.O Ituiutaba entranesta fase sabendo que já cumpriu seu papel na competição e agora o que vier é lucro. Embora tenha que vencer para retirar a vantagem de dois empates do Cruzeiro, não é de se imaginar umapostura agressiva do Boa nos primeiros instantes do jogo, já que a postura das equipesdo interior que vem enfrentar o Cruzeiro no Mineirão é de manter-se na defesa até enervara equipe celeste e a torcida e, aí sim, buscar o ataque.

O papeldo Cruzeiro diante deste cenário é o de impor em campo a sua superioridade (técnica,investimentos, tradição) e não deixar que a partida se torne complicada. Fazendo isso, os gols devem sair naturalmente e, possivelmente, poderemos repetir a goleada da primeira fase e vencer novamente por, no mínimo, três gols de diferença eficar praticamente classificado.

Todavia, a desatenção ea convicção da vitória podem se transformar em inimigos e complicarem as coisas. Por isso, é necessário que o time esteja atento desde os minutos iniciais e não repita os erros defensivos da partida contra o Estudiantes.A partida desta terça, aliás, é a grande chance do esquadrão celeste demonstrar que a derrota na Argentina já ficouno passado e que o time segue firme no caminho das conquistas.

Nesta partida, o Cruzeiro deve ir a campo com: Fábio, Jancarlos, Léo Fortunato, Leonardo Silva e Gérson Magrão; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wágner (Bernardo); Wellington Paulista e Kléber. Thiago Heleno e Fabrício estão suspensos.Fernandinho, Sorín e Thiago Ribeiro seguem em tratamento.

Já a equipe do Ituiutaba deve ser escalada com: Jonathan, Mateus, Neylor, Marcelo Bachimi e Radar; Olívio, Kiko, Machado e Geovane; Paulinho Pedalada (Marquinhos) e Rodrigo Hote. Técnico: Nedo Xavier

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Ituiutaba se enfrentaram pelas semi-finais do Mineiro do ano passado. Na primeira partida, empate em 4 a 4, após algumas substituições erradas do treinador Adílson Batista buscando poupar jogadores para a Libertadores. O Cruzeiro chegou a estar vencendo a partida por 4 a 1 e após a partida o técnico celeste se auto apelidou de professor Pardal.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.