Pré-jogo: Guarani X Cruzeiro (Sem tempo para ressaca)


Salve nação celeste! O sonho do tri na Libertadores foi adiado mais uma vez… Se, por um lado, a tristeza por não alcançar o objetivo tomou conta da torcida celeste, por outro não teremos que dividir a atenção entre Brasileirão e Libertadores como no ano passado.

A vantagem de poder se dedicar apenas ao Brasileiro pode fazer a diferença este ano, pois no ano passado o time demorou a entrar no clima da principal competição nacional. O Cruzeiro entrará no Brasileirão este ano ainda na fase em que todas as equipes estão se ajustando e é inegável que o time cruzeirense é um dos mais prontos do país.

Daqui até o fim do campeonato restam 36 rodadas, mas cada jogo vale o mesmo tanto de pontos. A ressaca, natural após uma eliminação, tem que ser chutada para longe o mais rápido possível. Nada melhor, portanto, que uma vitória neste domingo.

Sem contar com Fabrício (lesionado), Leonardo Silva e Roger (suspensos),Gilberto (seleção), além da dúvida da presença de Jonathan, o Cruzeiro estará longe de contar com sua força máxima para alcançar os três pontos em Campinas. Todavia, os substitutos terão maisuma oportunidade de provar a força do elenco celeste. Força que será fundamental para brigar pelo título nacional.

A equipe do Bugre, por sua vez, está tentando se reorganizar após um péssimo primeiro semestre quandoquase caiu naSérie A-2 do Estaduale tomou uma goleada de 8 a 1 do Santos na Copa do Brasil. Com a mesma pontuação que o Cruzeiro nas duas primeiras rodadas, o Guaraniestá provando que evoluiu e poderá incomodar neste campeonato, mas, ainda assim,não se apresenta como um dos mais difíceis adversários da competição.

Situação ideal para o Cruzeiro arrancar uma boa vitória fora de casa. A torcida acompanhará e o triunfo motivará ainda mais pessoas para o confronto contra o Botafogo no Mineirão no meio-de-semana. O Brasileirão ainda está no início, colegas celestes.A arrancada este ano tem tudo para começar agora.

Guarani: Douglas; Rodrigo Heffner, Fabão, Ailson e Márcio Careca; Renan, Paulo Roberto, Preto e Moreno; Mazola e Roger. Téc: Vágner Mancini.

Cruzeiro: Fábio; Elicarlos (Jonathan), Gil, Thiago Heleno e Diego Renan; Fabinho, Henrique, Marquinhos Paraná e Fernandinho (Pedro Ken); Kléber e Thiago Ribeiro. Téc: Adílson Batista.

Curiosidade da partida:Afragilidade do Guarani nos últimos anos desaparece quando analisamos o retrospecto de confrontos entre os dois clubes em partidas com mando de campo do Bugre campineiro.

Em 12 confrontos, o Cruzeiro venceu apenas 2 vezes. Foram ainda 3 empates, além das 7vitórias do time de Campinas.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.